Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i2.6995

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita.

Resumo

Nos processos do letramento acadêmico, o desenvolvimento da escrita é essencial na inserção dos alunos nas práticas da universidade, sendo habilidade essencial à produção e à difusão do conhecimento científico. Inserido nesse universo temático, este artigo visa fazer um levantamento sobre as práticas didáticas efetivas realizadas por professores no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica de alunos em nível de graduação. No campo teórico, o estudo se compromete com a perspectiva de letramento como prática de linguagem, social e interativa. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários exploratórios com abordagem qualiquantitativa a graduandos de Letras, Pedagogia e Comunicação. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam, como mais efetivas, as práticas didáticas constituídas de interações individuais e voltadas para a construção do conteúdo temático do gênero em aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/Brasil)

Ada Magaly Matias Brasileiro é doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua nas áreas de discurso e formação docente, leitura e produção de textos. É autora dos livros: A emoção na sala de aula, Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos, Leitura e Produção Textual, Estilo e Método e de outras publicações que abrangem os temas linguagem, metodologia da pesquisa, didática e formação do professor.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

BRASILEIRO, A. M. M. Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 55-77, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i2.6995. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995. Acesso em: 22 nov. 2024.