Aspectos empírico-gramaticais para uma proposta acerca do domínio da sintaxe da fala (Empirical-grammatical aspects to a proposal on the dominion of spoken syntax)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v19i3.7878Palavras-chave:
Sintaxe da fala, Constituinte sintático, Domínios sintáticosResumo
A Language into Act Theory propõe que o domínio da sintaxe da fala é a unidade informacional, que restringe ou barra qualquer relação sintática possível entre os elementos lexicais. O objetivo deste trabalho é discutir e problematizar essa abordagem oferecendo uma proposta alternativa para essa questão. A partir de uma incursão em aspectos empírico-gramaticais, propõe-se que o domínio da sintaxe da fala é o constituinte. Uma das evidências a favor dessa proposta é a existência de constituintes descontínuos entre unidades informacionais, que atestam sua existência mesmo quando interpolados por outros elementos morfossintáticos. A percepção dos constituintes descontínuos é atestada também por meio de experimentação. A partir da proposta de que o constituinte é o domínio da sintaxe da fala, propõe-se alguns princípios da sintaxe dessa diamesia extraídos a partir de dados de corpora.
Downloads
Referências
AUSTIN, J. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.
BOOMER, D. Hesitation and grammatical encoding. Language and Speech, [S.l.], v. 8, p. 148-158, 1965.
CHAFE, W. Cognitive constraints on information flow. In: TOMLIN, R. (org.). Givenness, Contrastiveness, Definiteness, Subjects, Topics, and Points of View. Amsterdam: Benjamins, 1987. p. 21-51.
CHAFE, W. Discourse, consciousness, and time: The flow and displacement of conscious experience in speaking and writing. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
CLARK, H; WASOW, T. Repeating words in spontaneous speech. Cognitive Psychology, v. 37, p. 201-242, 1998.
CRESTI, E. Syntactic properties of spontaneous speech in the Language into Act Theory: data on Italian complements and relative clauses. In: RASO, T.; MELLO, H. (org.). Spoken Corpora and Linguistic Studies. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 365-410.
CRESTI, E. The illocution-prosody relationship and the Information Pattern in spontaneous speech according to the Language into Act Theory (L-AcT). Linguistik online, v. 88, n. 1, p. 33-62, 2018.
FÉRY, C., PASLAWSKA, A., FANSELOW, G. Nominal split constructions in Ukrainian. Journal of Slavic Linguistics, v. 15, n. 1, p. 3-48, 2007.
GOLDMAN-EISLER, F. Psycholinguistics: Experiments in Spontaneous Speech. New York: Academic Press, 1968.
HELLBERN, N.; SAMMLER, D. Prosody conveys speaker’s intentions: Acoustic cues for speech act perception. Journal of Memory and Language, v. 88, p. 70-86, 2016.
INDEFREY, P.; BROWN, C.; HELLWIG, F.; AMUNTS, K.; HERZOG, H.; SEITZ, R.; HAGOORT, P. A neural correlate of syntactic encoding during speech production. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 98, p. 5933-5936, 2001.
IZRE’EL, S. Syntax, Prosody, Discourse and Information Structure: The Case for Unipartite Clauses. A View from Spoken Israeli Hebrew. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 4, p. 1675-1726, 2018.
LEVELT, W. Monitoring and self-repair in speech. Cognition, v. 14, p. 41-104, 1983.
MACLAY, H.; OSGOOD, C. Hesitation phenomena in spontaneous English speech. Word, v. 15, p. 19-44, 1959.
McCARTHY R.; WARRINGTON E. Cognitive Neuropsychology: A Clinical Introduction. San Diego: Academic, 2013.
METTOUCHI, A. Prosodic Segmentation and Grammatical Relations: the Direct Object in Kabyle. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 4, p. 1571-1599, 2018.
METTOUCHI, A.; FRAJZYNGIER, Z. A previously unrecognized typological category: The state distinction in Kabyle (Berber). Linguistic Typology, v. 17, n. 1, p. 1-30, 2013.
MONEGLIA, M.; RASO, T. Notes on Language into Act Theory (L-AcT). In: RASO, T.; MELLO, H. (org.). Spoken Corpora and Linguistic Studies. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 468-495.
NELSON, M.; KAROUI, I.; GIBER, K.; YANG, X.; COHEN, L.; KOOPMAN, H.; CASH, S.; NACCACHE, L.; HALE, J.; PALLIER, C.; DEHAENE, S. Neurophysiological dynamics of phrase-structure building during sentence processing. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 114, p. E3669-E3678, 2017.
PAK, M. The postsyntactic derivation and its phonological reflexes. Orientador: David Embick. 2008. 292f. Tese (Doutorado em Linguística) – Department of Linguistics, University of Pennsylvania, Philadelphia, 2008.
SEKERINA, I. The Syntax and Processing of Scrambling Constructions in Russian. Orientadora: Janet Dean Fodor. 1997. 344f. Tese (Doutorado em Linguística) – Graduate Faculty in Linguistics, The City University of New York, New York, 1997.
SILVA, L. F. L. Sintaxe da fala, probabilidade e cognição: uma proposta integrada de investigação em estudo sobre NPs baseado em corpus. 2020. 309f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
STRANGERT, E. Speech Chunks in Conversation: Syntactic and Prosodic Aspects. In: SPEECH PROSODY 2004, 2004. Nara. Proceedings […]. Nara, 2004. p. 305-308.
TAGLICHT, J. Constraints on Intonational phrasing in English. Journal of Linguistics, v. 34, p. 181-211, 1998.
t’ HART, J.; COLLIER, R.; COHEN, A. A perceptual study on intonation: an experimental approach to speech melody. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
WEISSER, M. How to Do Corpus Pragmatics on Pragmatically Annotated Data. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins, 2016.
ZEC, D.; INKELAS, S. Prosodically constrained syntax. In: INKELAS, S.; ZEC, D. (org.). The Phonology-Syntax Connection. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos da Língua(gem)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.