Ethos atribuído por enunciadores (Ethos assigned by enunciators)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i3.7931

Palavras-chave:

Ethos; Enunciação; Epilinguismo.

Resumo

O objetivo principal do artigo é chamar atenção para um tipo de dado: atribuições de ethos. Conta a história de uma pequena pesquisa, expõe alguns desdobramentos da noção de ethos e esboça uma análise bastante sumária de um conjunto de dados, que tem mais a pretensão de abrir um campo do que propriamente de propor uma compreensão que soe como acabada.






Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sírio Possenti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/CNPq/FesTA/Brasil)

Sírio Possenti, graduado em Filosofia, é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor de Linguística do Departamento de Linguística do Instituto dos Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e orientou diversas teses e dissertações. É Líder do Grupo de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos, Teoria e Análise (FEsTA/Unicamp). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Analisa piadas e outros textos de humor, a partir dos quais discute teses da análise do discurso. Publicou, além de vários artigos em periódicos nacionais e internacionais, entre outros, os livros: Discurso, estilo e subjetividade; Por que (não) ensinar gramática na escola; Os humores da língua; Os limites do discurso; Questões para analistas do discurso; Questões de linguagem; Humor, língua e discurso; e Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. Traduziu diversas obras de Dominique Maingueneau, entre as quais Gênese dos discursos.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Marcadores prosódicos em textos literários. In: Estudos Linguísticos, anais de seminários do GEL, XVIII, 1989. p. 195-203. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1309090746_26.cagliari_luiz.pdf.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 1984.

MAINGUENEAU, Dominique. El ethos y la voz de lo escrito. Versión. Estudios de Comunicación y Política, Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco (UAM-X), n. 6. p. 79-86, 1996. Disponible en: http://bidi.xoc.uam.mx/MostrarPDF.php.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre ethos. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

POSSENTI, S. Ethos atribuído por enunciadores (Ethos assigned by enunciators). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 3-14, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i3.7931. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7931. Acesso em: 28 out. 2021.