Ethos atribuído por enunciadores (Ethos assigned by enunciators)

Autores

Palavras-chave:

Ethos; Enunciação; Epilinguismo.

Resumo

O objetivo principal do artigo é chamar atenção para um tipo de dado: atribuições de ethos. Conta a história de uma pequena pesquisa, expõe alguns desdobramentos da noção de ethos e esboça uma análise bastante sumária de um conjunto de dados, que tem mais a pretensão de abrir um campo do que propriamente de propor uma compreensão que soe como acabada.






Biografia do Autor

Sírio Possenti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/CNPq/FesTA/Brasil)

Sírio Possenti, graduado em Filosofia, é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor de Linguística do Departamento de Linguística do Instituto dos Estudos da Linguagem da Unicamp, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e orientou diversas teses e dissertações. É Líder do Grupo de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos, Teoria e Análise (FEsTA/Unicamp). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Analisa piadas e outros textos de humor, a partir dos quais discute teses da análise do discurso. Publicou, além de vários artigos em periódicos nacionais e internacionais, entre outros, os livros: Discurso, estilo e subjetividade; Por que (não) ensinar gramática na escola; Os humores da língua; Os limites do discurso; Questões para analistas do discurso; Questões de linguagem; Humor, língua e discurso; e Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. Traduziu diversas obras de Dominique Maingueneau, entre as quais Gênese dos discursos.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Marcadores prosódicos em textos literários. In: Estudos Linguísticos, anais de seminários do GEL, XVIII, 1989. p. 195-203. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1309090746_26.cagliari_luiz.pdf.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 1984.

MAINGUENEAU, Dominique. El ethos y la voz de lo escrito. Versión. Estudios de Comunicación y Política, Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco (UAM-X), n. 6. p. 79-86, 1996. Disponible en: http://bidi.xoc.uam.mx/MostrarPDF.php.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre ethos. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-30