Comment ne pas etre "pigeonholed"; l'ethos entrepreneurial (Como não ser um pombo engaiolado; o ethos empresarial)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i3.7942

Palavras-chave:

Ethos coletivo; “Espírito empresarial”; Incorporação.

Resumo

Dans une perspective d'analyse du discours, cet article aborde un ethos collectif particulièrement important dans le monde contemporain: l'ethos "entrepreneurial" qui est censé animer les acteurs les plus prestigieux et les plus dynamiques de l'économie, en particulier ceux qui travaillent dans le monde des "start-up". L'exposé s'articule autour de l'étude de trois textes  (un journal quotidien, une publicité pour une école, un magazine pour cadres) qui participent de la représentation médiatique de cet ethos et dont le public cible appartient au monde du business. L'analyse prend pour fil directeur le terme anglais "pigeonholed", qui caractérise l'anti-ethos que doit à tout prix rejeter le bon entrepreneur. Elle s'appuie, pour cela, sur le discours prescriptif des professionnels du conseil en management, qui façonnent le discours partagé par l'ensemble des acteurs de ce monde. L'étude débouche sur une réflexion sur les affinités entre discours religieux et discours économique en matière d'incorporation d'ethos.

Numa perspectiva de análise do discurso, este artigo aborda um ethos coletivo que é particularmente importante no mundo contemporâneo: o ethos "empresarial" que supostamente anima os atores mais prestigiados e dinâmicos da economia, especialmente aqueles que trabalham no mundo das start-ups. A apresentação é baseada no estudo de três textos (um jornal diário, um anúncio para uma escola, uma revista para executivos) que fazem parte da representação mediática deste ethos, e cujo público-alvo pertence ao mundo empresarial. A análise é baseada no termo inglês "pigeonholed", que caracteriza o anti-ethos que o bom empresário deve rejeitar a todo o custo. Baseia-se no discurso prescritivo dos profissionais de consultoria de gestão, que moldam o discurso partilhado por todos os atores deste mundo. O estudo conduz a uma reflexão sobre as afinidades entre o discurso religioso e o discurso econômico no que diz respeito à incorporação do ethos.

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Biografia do Autor

Dominique Maingueneau, Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV / França)

Dominique Maingueneau é professor titular de Linguística da Universidade de Paris-Sorbonne. Ele está vinculado à equipe STIH ("Significado, Texto, Computação, História"). Seu trabalho tem se concentrado principalmente na lingüística francesa e na análise do discurso. Ele publicou numerosos trabalhos nesta última disciplina desde sua Iniciação aos métodos de análise do discurso (1976); co-editou o Dicionário de Análise do Discurso (Paris, Seuil, 2002). Faz parte da tradição francesa de análise do discurso, favorecendo as contribuições de Michel Foucault, da pragmática e das teorias da enunciação linguística. Atualmente, ele se interessa pelo discurso político e pelo "discurso constituinte" (filosófico, religioso, científico, literário ...), discursos que, em última instância, legitimam todas as práticas de uma sociedade.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

MAINGUENEAU, D. Comment ne pas etre "pigeonholed"; l’ethos entrepreneurial (Como não ser um pombo engaiolado; o ethos empresarial). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 15-32, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i3.7942. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7942. Acesso em: 4 nov. 2024.