Memes de pessoas idosas no contexto da pandemia de Covid-19: estereótipos e simulacros (Memes of elderly people in the context of the Covid-19 pandemic: stereotypes and simulacra)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i3.7946

Palavras-chave:

Memes; Idosos; Estereótipos; Simulacros; Formações discursivas.

Resumo

Neste trabalho, considerando a relevância de se refletir sobre representações de grupos minoritários, analisamos um conjunto de memes que retratam pessoas idosas no contexto da pandemia de Convid-19. Para tanto, adotamos o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso e, também, algumas teses de Psicologia Social sobre a questão dos estereótipos. A análise revela que os memes se valem de um estereótipo negativo das pessoas idosas, isto é, o do “velho teimoso”, que pode ser considerado como simulacro do discurso dos próprios idosos em defesa de sua autonomia, evidenciando, desse modo, o vínculo que há entre alguns estereótipos e certas formações discursivas, no interior das quais emergem na qualidade de simulacros.

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Biografia do Autor

Anna Flora Brunelli , Universidade Estadual Paulista (UNESP/Brasil)

Anna Flora Brunelli é mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP, universidade em que realizou um estágio de pós-doutorado. É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), da UNESP, Campus de São José do Rio Preto (SP). Atua no Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Tem experiência em Linguística, com ênfase na área de Análise do Discurso. É membro do Grupo de Pesquisas  FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise).

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

BRUNELLI , A. F. Memes de pessoas idosas no contexto da pandemia de Covid-19: estereótipos e simulacros (Memes of elderly people in the context of the Covid-19 pandemic: stereotypes and simulacra). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 73-89, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i3.7946. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7946. Acesso em: 4 nov. 2024.