O homossexual disciplinado e suas verdades (The disciplined homosexual and his truths)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v19i1.9152Palavras-chave:
Homossexualidade; Poder disciplinar; Saber científico; Anormalidade; Foucault.Resumo
A proposta do artigo é analisar como se deu a produção da homossexualidade pelo saber científico no contexto do exercício do poder disciplinar. Assim, examinamos como o discurso da ciência, envolto com questões classificatórias relativas a uma sexualidade normal e outras desviantes, acabou por constituir o próprio sujeito homossexual. Demonstramos também as principais operações em jogo em sua construção: a elevação do desejo homossexual à categoria de verdade do sujeito, a circunscrição de uma natureza homossexual, o remetimento da homossexualidade à categoria de causa difusa de todos os comportamentos subjetivos e a construção do homossexual como um personagem. Por fim, lançamos alguns questionamentos visando à problematização da identificação dos homossexuais com os postulados disciplinarizantes do saber científico.
Downloads
Referências
CATONNÉ, J. F. A sexualidade ontem e hoje. Tradução por Michele Koralek. São Paulo: Cortez, 2001. Trabalho original: 1994.
COSTA, J. F. A face e o verso: estudos sobre o homoerotismo II. São Paulo: Escuta, 1995.
ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Tradução por Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução por Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade volume 1: A vontade de saber. Tradução por Maria Thereza Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988. Publicação original: 1976.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução por Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1997. Trabalho original: 1975.
FOUCAULT, M. O poder psiquiátrico. Tradução por Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Publicação original: 2003.
FOUCAULT, M. Os anormais. Tradução por Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Publicação original:
FOUCAULT, M. A história da loucura. Tradução por José Teixeira Neto. São Paulo: Perspectiva, 2017. Publicação original: 1961.
KRAFFT-EBING, R. Psychopathia sexualis. Tradução por Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Publicação original: 1886.
LANTERI-LAURA, G. (1994). Leitura das perversões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.