Diferença, simulacro e pensamento: a proposta do método de dramatização (Difference, simulacrum and thought: the proposal of the dramatization method)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v19i1.9153Palavras-chave:
Diferença; Simulacro; Pensamento; Método de dramatização.Resumo
Este artigo se configura como uma tentativa de apresentar a perspectiva do pensar subjacente à proposta do método de dramatização de Gilles Deleuze, que se faz por uma valoração positiva da ideia de diferença e do simulacro. Para tanto, apresentaremos, rapidamente, as considerações platônicas em torno da passagem do tempo e da permanência, atreladas à teoria das formas que sustentam a busca pela verdade no método do pensamento representativo, bem como as críticas a esse modelo, realizadas pelo filósofo Gilles Deleuze em discussão entre simulacro e filosofia antiga, contida no apêndice da obra “Lógica do sentido” (1969), com sua proposta de reversão do platonismo para, então, adentrarmos no texto “O método de dramatização” (1967) e, por conseguinte, extrair dele a apresentação de uma nova forma de pensar que, a partir da proposta de valorização da diferença pura, rompe com uma vontade de verdade pautada em fundamentos transcendentes e morais e apresenta uma condição de pensamento imanente à existência, valorando o corpo, seus encontros e suas experimentações.
Downloads
Referências
DAMASCENO, Veronica. Do trágico à dramatização em Nietzsche e Deleuze. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 20, n. 30, p. 132-152, dez. 2011. ISSN 0104-6675. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/346. Acesso em: 18 jan 2021.
DAMASCENO, Veronica. Sobre o método de dramatização em Gilles Deleuze. Dois Pontos. Curitiba, São Carlos, vol. 8, n. 2, p. 157-174, out, 2011.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. Trabalho original: 1968.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2015. Trabalho original: 1969.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Editora Rio, 2014. Trabalho original: 1962.
DELEUZE, Gilles. O método de dramatização. In: A ilha deserta e outros textos (textos e entrevistas 1953-1974). Edição preparada por David Lapoujade. São Paulo: Iluminuras Ltda, 2014. Trabalho original: 1967.
FORNAZARI, Sandro K. A crítica deleuziana ao primado da identidade em Aristóteles e em Platão. Revista Trans/Form/Ação, Marília, v. 34, n. 2, p. 3-20, 2011. PLATÃO. Sofista (ou Do ser). In: Diálogos I: Teeteto (ou do conhecimento); Sofista (ou do ser); Protágoras (ou sofistas). Bauru, SP: EDIPRO, 2007.
PLATÃO. Fédon (ou Da alma). In: Diálogos III: (socráticos): Fedro (ou do belo); Eutífron (ou da religiosidade); Apologia de Sócrates; Críton (ou do dever); Fédon (ou da alma). Bauru, SP: EDIPRO, 2008.
PELLEJERO. Eduardo. Nietzsche como falsário: a apropriação deleuziana da potência do falso. In: Existência e Arte – Revista Eletrônica do Grupo PET Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei – Ano VII – Número VI – jan a dez 2011.
SCHOPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SCHOPKE, Regina. Deleuze e o mundo dos simulacros. In: Teoria del conocimiento, s/d. Disponível em: https://arielenlinea.files.wordpress.com/2012/06/deleuze-e-o-mundo-dos-simulacros-regina-schc3b6pke-pc3a1g-43-47.pdf. Acessado em: 01/04/2021.
ZOURABICHIVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos da Língua(gem)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.