Um pensamento diferencial ou fracional do poder: Laruelle, o princípio do poder e mais além (Differential or fractional thinking of power: Laruelle, the power principle and beyond)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i1.9154

Palavras-chave:

Laruelle; Diferença; Poder; Materialismo

Resumo

O princípio do poder e o além deste princípio. As generalidades gregárias do poder (o Estado, a Luta de Classes, o Contrato, a Vontade geral etc.). O retorno ao materialismo político. O conceito de Continente político. O objeto pequeno (r). Os três “além” de Laruelle. A política fracional ou diferencial, o ser-político do sujeito e o Gozo além do princípio do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Bruno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil); Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Mario Bruno possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Letras (com ênfase em Teoria Literária e Literatura Portuguesa) e de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e literatura, filosofia e clínica, filosofia e educação, política e criação, ética e liberdade. Realiza pesquisas nas áreas de filosofia (Leibniz, Espinoza, Nietzsche, Heidegger, Deleuze, Foucault, Derrida, Agamben, Sloterdijk) e de literatura contemporâneas (Vergílio Ferreira, Fernanda Botelho, José Saramago), em psicanálise (Freud, Lacan, Zizek) e em sociologia (Bauman, Baudrillard). Coordenador do Mestrado em Literatura Portuguesa da UERJ - 2009 e 2010.

Referências

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. Trabalho original: 1962.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Porto: RÉS-Editora, s.d.

LARUELLE, François. Nietzsche contra Heidegger. Paris: Payot, 1977.

LARUELLE, François. Au-delàduprincipe de pouvoir. Paris: Payot, 1978.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

BRUNO, M. Um pensamento diferencial ou fracional do poder: Laruelle, o princípio do poder e mais além (Differential or fractional thinking of power: Laruelle, the power principle and beyond). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 113-123, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i1.9154. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/9154. Acesso em: 19 mar. 2024.