Em torno de Observações para uma Teoria Geral das Ideologias, de Thomas Herbert (Em torno de Observações para uma Teoria General de las Ideologias, de Thomas Herbert)

Autores

  • Carolina Rodríguez-Alcalá Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v1i1.974

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Lengua, Ideología, Positivismo, Ciencias Humanas

Resumo

Este artigo discute o texto Observações para uma Teoria Geral das Ideologias, escrito por Michel Pêcheux, sob o pseudônimo Thomas Herbert, em 1967. O intuito é apontar alguns elementos formulados nesse texto que constituem o fundamento da Análise do Discurso que o autor institui, a partir de 1969. Essa disciplina se inscreve no contexto da crítica antipositivista que caracterizou as ciências humanas no século XX, impulsionada pelos trabalhos da trilogia Marx/Freud/Saussure. Ao mobilizar os conceitos de ideologia e inconsciente para repensar a língua saussureana, Pêcheux formula um novo objeto, o discurso, e coloca questões relevantes tanto para a Lingüística como para as Ciências Sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Análise de Discurso. Língua. Ideologia. Positivismo. Ciências Humanas.

RESUMEN
Este artículo discute el texto “Observaciones para una teoría general de las ideologías”, escrito por Michel Pêcheux, bajo el sinónimo de Thomas Herbert, en 1967. El objetivo es señalar algunos elementos formulados en ese texto que constituyen el fundamento del análisis del discurso que el autor instituye a partir de 1969. Esa disciplina se inscribe en el contexto de la crítica antipositivista que caracterizó las ciencias humanas en el siglo XX, impulsada por la trilogía Marx/Freud/Saussure. Al mobilizar los conceptos de ideología e inconsciente para repensar la lengua saussureana, Pêcheux formula un nuevo objeto, el discurso, y plantea cuestiones relevantes tanto para la Lingüística como para las Ciencias Sociales.
PALAVRAS-CLAVE: Análisis del Discurso. Lengua. Ideología. Positivismo. Ciencias Humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rodríguez-Alcalá, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Carolina Rodríguez-Alcalá(Carolina María Rodríguez Zuccolillo) é doutora em Lingüística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp. Realizou Pós-doutorado na École Normale Supérieure – Lettres et Sciences Humaines e na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, França (2002-2003). É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri) e professora do Programa de Pós-graduação em Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. Autora de vários artigos, entre os quais La construction de la nation paraguayenne par le discours sur le guarani langue nationale; La langue urbaine: le guarani a la campagne et dans l´ espace public de la ville; O sentido público no espaço urbano: a questão da Língua. Autora dos capítulos de livro Entre o espaço e seus habitantes: nota sobre a construção do gloissário discsursivo da cidade; A língua urbana: o Guarani no espaço público da cidade; Terminologia sociolinguística e nacionalismo: análise das análises do estatual da língua Guarani no Paraguai; Sentido, interpretação e história, etc.

Referências

HERBERT, T. (M. PÊCHEUX). Observações para uma Teoria Geral das Ideologias. In: Rua, 1. Tradução de Carolina Rodríguez-Alcalá. Campinas: Nudecri; Unicamp, 1994. p. 63-89. Edição Original: 1967.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996. 150 p.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al.Campinas: Editora da Unicamp, 1988. 317 p. Edição Original: 1975.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento? Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. 68 p. Edição original: 1983.
POPPER, K. A miséria do historicismo. Tradução de Octany S da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1993. 125 p. Edição original: 1957.

Downloads

Publicado

2005-06-01

Como Citar

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, C. Em torno de Observações para uma Teoria Geral das Ideologias, de Thomas Herbert (Em torno de Observações para uma Teoria General de las Ideologias, de Thomas Herbert). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 15-21, 2005. DOI: 10.22481/el.v1i1.974. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/974. Acesso em: 26 abr. 2024.