https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/issue/feedEstudos da Língua(gem)2023-02-09T13:39:34-03:00Maria da Conceição Fonseca-Silvaestudosdalingua.gem@gmail.comOpen Journal Systems<section style="text-align: justify;"><strong>Estudos da Língua(gem), ISSN <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/1982-0534" target="_blank" rel="noopener">1982-0534</a>,</strong> editado pelo Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (GPEL/CNPq) e Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (GPADis/CNPq), ligados à Área de Linguística do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, é um periódico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/Uesb). O periódico manteve a versão impressa ISSN 1808-1355 no período de 2005 a 2015. A partir do ano de 2016, mantém somente a <em>versão eletrônica</em>. O periódico tem como objetivo promover e divulgar textos acadêmicos (artigos, ensaios, resenhas), originais e inéditos, de interesse das áreas (teóricas e aplicadas) da ciência Linguística e relações de interface e de entremeio. <strong>Qualis A4. </strong><strong>Recebe artigos em fluxo contínuo. </strong> </section>https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/11881Linguagem na infância: fala, escrita, multimodalidade, sinais e leitura (Language in childhood: speaking, writing, multimodality, signs and reading)2023-01-03T03:09:31-03:00Lourenço Chaconlourencochacon@yahoo.com.brMarianne Carvalho Bezerra Cavalcantemarianne.cavalcante@gmail.comAlessandra Del Rédel.re@unesp.brMarian Oliveiramarian.oliveira@uesb.edu.br2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Estudos da Língua(gem)https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12062Integração entre aquisição da linguagem e teoria fonológica: evidências de três visões do segmento como unidade da fonologia (Integration between language acquisition and phonological theory: evidence from three views of segment as a unit of phonology)2023-02-08T14:00:49-03:00Carmen Lúcia Barreto Matzenauercarmen.matzenauer@gmail.com.br<p style="font-weight: 400;">Considerando que é atributo de teorias linguísticas explicar e formalizar as gramáticas fonológicas das línguas e assumindo que as diferentes fases de desenvolvimento fonológico da criança implicam a construção de gramáticas, o artigo tem o objetivo de discutir a relevância de se vincularem as áreas de estudos da Aquisição da Linguagem e da Teoria Fonológica. A pertinência da interação entre esses campos do conhecimento é evidenciada, no artigo, pela visão do <em>segmento</em> como unidade da fonologia, tomado sob três perspectivas: o segmento como co-ocorrência de traços, o segmento como constituinte silábico, o segmento como integrante de classe natural. Com dados empíricos do processo de aquisição da fonologia por crianças brasileiras, os resultados expõem a contribuição de teorias para o desvelamento de fatos do desenvolvimento fonológico e também apontam a relevância de fenômenos da aquisição para oferecer suporte à proposição de pressupostos teóricos.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12064Omissões ortográficas na escrita infantil: relação entre posição silábica e escolaridade (Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling )2023-02-08T14:40:11-03:00Lourenço Chaconlourencochacon@yahoo.com.brMarciel Antonio Alves da Silvamarciel.antonioalves@gmail.com<p style="font-weight: 400;">A investigação teve como objetivos verificar em que medida omissões ortográficas dependeriam (1) das diferentes posições que os grafemas ocupam na estrutura da sílaba; e (2) da relação entre essas posições e a seriação escolar. Os dados foram extraídos de 190 produções escritas de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo. Foram quantificadas todas as omissões ortográficas nas posições silábicas investigadas (ataque, núcleo e coda) e, depois, comparadas em função dos três anos de que se compõe esse Ciclo. Os resultados mostraram: quanto ao primeiro objetivo, predomínio das omissões em coda silábica; quanto ao segundo objetivo, variação da distribuição das omissões nas diferentes posições da sílaba em função do ano escolar. Características fonético-fonológicas da sílaba, combinadas com práticas pedagógicas que enfatizam o trabalho com a estrutura silábica consoante-vogal, permitiram explicar as tendências apontadas pelos resultados.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Estudos da Língua(gem)https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12065Fala disfluente e aquisição. Os dados de V. (Disfluent speech and aquisition. V’s data.)2023-02-08T15:10:03-03:00Ester Mirian Scarpaester.scarpa@gmail.comAngelina Nunes de Vasconcelosangelina.vasconcelos@ip.ufal.br<p style="font-weight: 400;">Este artigo propõe analisar dados de difluência de um sujeito, V, entre 2 e 3 anos de idade, para verificar a hipótese de que trechos disfluentes do enunciado não são aleatórios do ponto de vista prosódico, nem avessos à dinâmica própria da fala espontânea. Dados de reanálise morfológica, de pequenas pausas em falsos começos e declinação de F<sup>0</sup> também foram observados e comparados com os de amostras da fala adulta. Os resultados mostram os trechos disfluentes tendem a ocorrer fora das sílabas portadoras de acento frasal. A fala da criança não exibe a mesma declinação de F<sup>0</sup> em sucessivas repetições e no uso de sons e sílabas preenchedoras. A conclusão é que as disfluências infantis mostram a aquisição da estrutura prosódica do enunciado, numa fase de maior complexidade sintagmática e maior demanda enunciativa-discursiva na fala da criança. Recomendamos que o conceito de gagueira fisiológica seja melhor dimensionado.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12066 Prosódia e funções discursivas das interrogativas na Fala Dirigida à Criança (Prosody and discursive functions of questions in Infant-Directed Speech)2023-02-08T16:05:28-03:00Cristina Namecristina.name@ufjf.edu.brJuan Manuel Sosajuan_sosa@sfu.ca<p style="font-weight: 400;">Investigamos as interrogativas produzidas com fala dirigida à criança por adultos interagindo com bebês brasileiros. A FDC apresenta modificações sintáticas, lexicais, prosódicas e alta taxa de interrogativas. Coletamos dados de quatro bebês (4 a 12 meses) e seus cuidadores e caracterizamos as perguntas em seus aspectos prosódicos e funções discursivas. Verificamos que a maioria das perguntas foi marcada por um ou mais traços prosódicos. Inicialmente as perguntas buscam engajar o bebê na cena, são retóricas e bastante realçadas. Aos seis meses, cresce a presença de semirretóricas, que visam verificar a compreensão. Aos dez meses, perguntas plenas, buscando informação nova e resposta clara, tornam-se mais presentes. Os resultados sugerem que as funções das interrogativas alinham-se ao desenvolvimento da capacidade do bebê de dialogar com o adulto, tendo a prosódia importante papel ao destacar distinções entre enunciados e intenções do adulto, potencializando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social do bebê.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12068Aquisição do Presente do Indicativo em português brasileiro sob a ótica da Teoria das Operações Enunciativas: estudo preliminar (Acquisition of the present indicative in Brazilian Portuguese according to the Theory of Enunciative Operations: a preliminary2023-02-08T16:25:54-03:00Márcia Romeromarcia.romero@unifesp.br<p style="font-weight: 400;">O trabalho traz um estudo preliminar sobre o valor semântico adquirido pelo Presente do Indicativo (PRES) na fala de uma criança brasileira, apoiando-se na análise de duas sessões de gravação (GUS 2;0 e 2;4) realizadas em meio naturalístico. Fundamentados na Teoria das Operações Enunciativas, propomo-nos a refletir, a partir das hipóteses oriundas dessa análise, sobre o papel semântico-enunciativo do PRES considerando-se, comparativamente, os empregos do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo feitos pela criança nas mesmas sessões. Os resultados, em seu estado atual, fornecem pistas para que se repense a descrição usual do PRES em língua portuguesa.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12071Das formas embrionárias às formas complexas do discurso: movimentos linguístico-enunciativos da criança na aquisição da língua materna (From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during ...)2023-02-08T17:52:13-03:00Carmem Luci da Costa Silvaclcostasilva@hotmail.comMarlete Sandra Diedrichmarlete@upf.br<p>Este artigo objetiva responder à seguinte questão investigativa: como a criança, na aurora de sua vida, instancia, via movimentos linguístico-enunciativos, formas embrionárias e como, em sua história na linguagem, insere formas complexas do discurso, caso das narrativas, nas relações enunciativas com o outro? Para tanto, ancorado na Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, o presente estudo investiga fatos de linguagem de uma criança acompanhada em coletas naturalísticas e longitudinais nas seguintes faixas etárias: 2 meses e 12 dias; 7 meses e 29 dias; 3 anos e 8 meses. Os resultados da análise apontam que, na constituição da história de enunciações da criança, os sentidos produzidos, na relação com outros, promovem o deslocamento da criança de formas embrionárias para formas complexas do discurso. Nesse deslocamento, enredam-se aspectos de ordem social e de ordem individual, reveladores da instauração da criança nos dois modos de ser língua: como sistema e como discurso.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12072Visão de oralidade e subjetividade da criança nas narrativas (Vision of orality and subjectivity of children in narratives)2023-02-08T18:14:16-03:00Evangelina Maria Brito de Fariaevangelinab.faria@gmail.comTammy Suelen de Souza Vieiratammyjpa@gmail.com<p style="font-weight: 400;">A oralidade é vista nas legislações educacionais (PCNs, BNCC) tanto sob a ótica dos gêneros textuais, como sob a perspectiva de variação linguística. Por outro lado, é inegável que a oralidade está intimamente ligada à subjetividade e que essa perpassa por questões emocionais, singulares, sobre os quais a escola muitas vezes se omite, exigindo uma homogeneidade no trato da questão. Nesse capítulo, de revisão bibliográfica, tem-se como objetivo ressaltar a importância da oralidade na história do ser humano, avanços conseguidos na área da linguística e discutir a entrada da criança nas narrativas, como marca de singularidade do sujeito. Nesse percurso, tomamos, principalmente, como referencial teórico os trabalhos de Vygotsky (1991, 2001, 2004, 2008, 2018) e Volóchinov (2017), Marcuschi (2010), Rojo (2006, 2015) e Bakhtin (2011), François (1996, 2006, 2009), Perroni (1992), Brandão (2015). A conclusão aponta que, na Educação Infantil, a interação assume importância singular, pois a fala da criança é fortemente determinada pela situação de interação linguística.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12075Aquisição da Linguagem na perspectiva dialógico-discursiva: um olhar para os dados de duas crianças (Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children )2023-02-08T22:05:55-03:00Alessandra Del Rédel.re@unesp.brAlessandra Jacqueline Vieiraalessandra.vieira@ufrgs.brRosângela Nogarini Hilárioronogarini@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Partindo de uma abordagem dialógico-discursiva, de base bakhtiniana, pretendemos neste texto, a partir dos dados de duas crianças brasileiras, que se comunicam por modalidades diferentes – uma vocalmente (criança ouvinte), a outra, por sinais (criança surda, usuária da LIBRAS) –, refletir sobre questões teórico-metodológicas, na continuidade das discussões empreendidas em um trabalho anterior (DEL RÉ, HILÁRIO, VIEIRA, 2021). Nos dados em questão, os recursos linguísticos utilizados para argumentar e dar um tom humorístico às cenas, aliados a outros elementos das situações enunciativas que envolvem a dialogia, a cultura, a memória discursiva e a interação, são trazidos a fim de se traçar um panorama com as possibilidades analíticas, permitindo-nos observar os movimentos discursivos envolvidos na relação que as crianças estabelecem com a língua(gem), nos sentidos que se estabelecem na tensão entre sujeito e alteridade.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12076Estudos em Aquisição da Linguagem e Multimodalidade no Nordeste brasileiro (Studies in Language Acquisition and Multimodality in Northeast Brazil)2023-02-08T22:24:23-03:00Renata Fonseca Lima da Fonterenata.fonte@unicap.brPaula Michely Soares da Silvapaula-michely@hotmail.comPaulo Vinícius Ávila Nóbregapvletras@servidor.uepb.edu.br Marianne Carvalho Bezerra Cavalcantemarianne.cavalcante@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Os estudos da linguagem nos processos iniciais de crianças típicas e de atípicas vêm ocorrendo em um crescimento bastante produtivo nos últimos anos. Nosso objetivo é apresentar pesquisas em Aquisição da Linguagem desenvolvidas no Nordeste brasileiro, especificamente nos Estados da Paraíba e de Pernambuco no âmbito da multimodalidade. Para isso, a partir do banco de dados de laboratórios de estudos desses estados nordestinos, discutiremos algumas investigações qualitativas e longitudinais que contemplam diferentes contextos: iniciativas de interação de crianças atípicas, considerando a especificidade da Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista, e relato do gênero receita por crianças de diferentes nacionalidades. A coleta de dados das pesquisas aconteceu em diferentes <em>l</em><em>oci</em>, incluindo clínica, grupo de convivência e ambiente domiciliar. Os resultados mostram como tem sido profícuo o desenvolvimento do campo Aquisição da Linguagem com diferentes <em>corpora</em> analisados a partir da perspectiva linguística multimodal.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12080A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)2023-02-09T12:54:18-03:00Irani Rodrigues Maldonadeiranirm@unicamp.brKarina Garcia Lopes Pereirakarinagarciafono@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12081Sinais caseiros: análise de pesquisas indexadas no catálogo de teses e dissertações da Capes (Homemade signs: analysis of research indexed in Capes' theses and dissertations catalog)2023-02-09T13:09:02-03:00Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveiraadriana.lessa@uesb.edu.brEmmanuelle Félix dos Santosemmanuellefelix@ufrb.edu.br<div> <p class="Default">Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, que investiga o <em>status</em> de língua em 'sinais caseiros'. Trata-se de uma revisão de pesquisas anteriores, considerando-se a relevância em conhecer os trabalhos desenvolvidos na área, os fenômenos enfocados e quais aspectos ainda carecem de estudo. Objetivamos inventariar e analisar as dissertações e teses, que abordam ‘sinais caseiros’, constates prioritariamente na base da Capes, do período entre 2003 e 2019. Para tanto, optamos pela pesquisa bibliográfica do tipo ‘estado da arte', que tem como propósito mapear certa produção acadêmica. Como resultado, encontramos 11 pesquisas, entre as quais 18,18% apresentam análises sobre ‘sinais caseiros’; e as demais investigam sinais indígenas. Constatamos, a partir dos dados, que, apesar da grande contribuição desses estudos no cenário acadêmico, no tocante à natureza linguística dos sistemas de ‘sinais caseiros’, este tema é discutido de forma ainda incipiente, o que corrobora a necessidade de mais investigação.</p> </div>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12082Análise da fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down: resultados do teste Cloze (Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results)2023-02-09T13:39:34-03:00Marian Oliveiramarian.oliveira@uesb.edu.brVera Pachecovera.pacheco@gmail.comGláubia Ribeiro Moreiraglaubiaribeiro@gmail.comLucas Alencar Vianalucasvianaalencar@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Objetivamos investigar a fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down (sD), utilizando, para isso, o teste Cloze (TAYLOR, 1953; KLEIMAN, 1989). Nossa hipótese é a de que as especificidades da síndrome, como atraso cognitivo e de linguagem e o comprometimento de memória, fatores importantes no processamento do texto, prejudicarão a fluência de leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos. Três pessoas com SD participaram deste estudo e foram submetidas a três testes Cloze: rígido (TAYLOR, 1953), Racional lexicais maiores e Racional lexicais menores (KLEIMAN, 1989). O teste consiste no lacunamento de um texto a ser recuperado pelo leitor. Nossos resultados mostraram que os três participantes alcançaram baixas pontuações nos três testes realizados, principalmente no Racional lexicais menores, o que evidencia baixa fluência de leitura e, portanto, comprometimento da compreensão do texto.</p>2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022