A escuta do equívoco na fala da criança: um impasse entre estrutura e função da língua (Listening to the error in the child’s speech: an impasse between structure and function of language)

Autores

  • Glória Maria Monteiro Carvalho Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1261

Palavras-chave:

Estrutura, Função, Impasse

Resumo

Pretendemos, neste artigo, colocar em discussão a dicotomia estrutura vs função da língua, com fundamento, sobretudo, em Michel Pêcheux. Tentamos exemplificar essa discussão no campo da aquisição de linguagem. Em tal campo, corre-se o risco de excluir a singularidade da fala da criança, ora negando a teoria linguística, ora aplicando essa teoria como instrumento de descrição de corpora dessas falas. Assumimos que a escuta do investigador para o equívoco, nas produções verbais infantis, indica um ponto de impasse que, ao capturar o investigador, põe em questão a separação excludente entre estrutura e função da língua, na investigação da trajetória linguística da criança.
PALAVRAS-CHAVE: Estrutura. Função. Impasse.

ABSTRACT
This paper intends to bring into question the dichotomy structure vs function of language, based mainly on Michel Pêcheux. We tried to exemplify this discussion in the field of language acquisition. In such a field, there is a risk of excluding the singularity of the child's speech, sometimes denying the linguistic theory and sometimes applying this theory as a tool for the corpora description of these speeches. We assume that the investigator’s listening to the error in the child’s utterances indicates a point of impasse that, by capturing the investigator, questions the exclusive separation between structure and function of language, in the investigation on the linguistic trajectory of the child.
KEYWORDS: Structure. Function. Impasse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Maria Monteiro Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/Brasil)

Glória Maria Monteiro de Carvalho é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem-IEL/UNICAMP, professora e pesquisadora CNPq do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, na área de aquisição de linguagem.

Referências

BADIOU, A. Onde estamos com a questão do sujeito? Letra Freudiana. Rio de Janeiro, ano XVI, 22, p. 27-44, 1997.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
DE LEMOS, C. Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin. Recife, v. 3, p. 97-136, 1982.
DE LEMOS, C. Sobre o “Interacionismo”. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 11-16, 1999.
DE LEMOS, C. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação, Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 42, p. 41-69, 2002.
DE LEMOS, C.; LIER-DE VITTO, M.F.; ANDRADE, L.; SILVEIRA, E. Le saussurisme en Amérique Latine au XXe siècle. In: Colloque International: Saussure Après un Siècle, Junho de 2001, Archamps, France-Genève, Suíça.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971. Edição original: 1963.
LEMOS, M.T. A língua que me falta: uma análise dos estudos em aquisição da linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
LEMOS, M.T. O sujeito imprevisto. In: LIER-DE VITTO, M.F.; ARANTES, L. (Org.) Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, p. 57-62.
LEITE, N.V.A. Psicanálise e análise do discurso: o acontecimento na estrutura. Rio de Janeiro: Campo Matêmico, 1994.
LIER-DE VITTO, M.F.; CARVALHO, G.M. O Interacionismo: uma teorização sobre a aquisição da linguagem. In: QUADROS, R. M.; FINGER, I. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, p. 115-146.
LOPES, R.E.V. O que a criança não nos diz – o lugar da empiria no modelo chomskiano. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, n. 4, p. 83-89, 1995.
LOPES, R.E.V. (Just) talking heads. In: LEITE, N.V.A. (Org.) Corpolinguagem: gestos e afetos. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 99-106.
MILNER, J.C. O amor da língua. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
PAVEAU, M-A.; SARFATI, G-E. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. São Carlos: Claraluz, 2006.
PÊCHEUX, M. Sobre a (des-)construção das teorias linguísticas. Língua e instrumentos lingüísticos, Campinas, n. 4/5, p. 7-32, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

CARVALHO, G. M. M. A escuta do equívoco na fala da criança: um impasse entre estrutura e função da língua (Listening to the error in the child’s speech: an impasse between structure and function of language). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 201-215, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i2.1261. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1261. Acesso em: 28 mar. 2024.