A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v7i2.1095

Palabras clave:

Aquisição, Concordância, Segunda língua, Sujeito nulo, Transferência

Resumen

Este estudo visa investigar a aquisição, em português europeu como segunda língua (L2), de propriedades morfo-sintácticas associadas ao valor positivo do parâmetro do sujeito nulo, por um lado, e, por outro lado, de propriedades pragmático-discursivas que determinam a distribuição de sujeitos nulos e expressos, procurando, simultaneamente, estabelecer o papel da língua materna (L1) dos aprendentes na aquisição destas propriedades. O estudo assenta em dados de produção e de juízos de preferência, de aprendentes de português L2 com diferentes níveis de proficiência. Os resultados indicam aquisição das propriedades morfo-sintácticas, o que constitui evidência de (re)fixação paramétrica, observando-se algumas assimetrias entre falantes de diferentes L1s relativamente ao ritmo de desenvolvimento destas propriedades. Quanto às condições pragmático-discursivas, conclui-se que a sua aquisição é problemática, particularmente para falantes de línguas de sujeito obrigatório.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Concordância. Segunda língua. Sujeito nulo. Transferência.

ABSTRACT
This study aims to investigate the L2 acquisition, by learners of L2 European Portuguese at different levels of proficiency, of the morphosyntactic properties associated with a positive value of the null subject parameter, as well as of the discourse-pragmatic properties which determine the distribution of null and overt subjects, whilst simultaneously seeking to establish the role of the learners’ native language in the acquisition of these properties. The study is based on production data and on data obtained from a preference judgement task. The results indicate that the morphosyntactic properties are acquired early, which constitutes evidence of parametric (re)setting, although some differences are observed between speakers of different L1s regarding the pace of development of these properties. As for the discourse-pragmatic properties, their acquisition is shown to be difficult, particularly for speakers of non-null subject languages.
KEYWORDS: Acquisition. Agreement. Second language. Null subject. Transfer.

 

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Biografía del autor/a

Ana Madeira, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Ana Madeira é Professora do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. É responsável pelo projecto “Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2” e tem participado em diversos projectos sobre o ensino/aprendizagem do português língua não materna. Desenvolve investigação nos domínios da sintaxe e aquisição de língua segunda.

Maria Francisca Xavier, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Maria Francisca Xavier é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com agregação em Linguística Portuguesa - Linguística Comparada - e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Desenvolve investigação no âmbito do léxico e da morfossintaxe relativamente aos processos de aquisição/aprendizagem de língua não materna, de variação e mudança linguísticas, em particular, do português e do inglês.

Maria de Lourdes Crispim, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Maria De Lourdes Crispim é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, presidente da Comissão Directiva do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e responsável pelos cursos intensivos anuais de Português, língua estrangeira. Desenvolve investigação nos domínios do português medieval e do português, língua não materna.

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Publicado

2009-12-01

Cómo citar

MADEIRA, A.; XAVIER, M. F.; CRISPIM, M. de L. A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 163-198, 2009. DOI: 10.22481/el.v7i2.1095. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1095. Acesso em: 21 nov. 2024.