Sobre a Revista

fólio- Revista de Letras (ISSN: 2176-4182) é um periódico eletrônico semestral criado pelo Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

fólio propõe-se como um espaço de circulação ideias e problematizações no campo das Letras e áreas afins, voltado à compreensão da atividade simbólica humana, sua produção e suas trocas. Seu objetivo é divulgar produções cientí­ficas de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas sub-áreas de Letras: Historiografia, Teoria e Crítica Literária, Estudos da Linguagem, Estudos Aplicados e Ensino de Língua, além de discursos de fronteira, em disciplinas afins no âmbito das humanidades.

2. Seções principais

1. Dossiê (Artigos escritos a partir de Chamadas Temáticas) - Serão aceitos artigos escritos por doutores e mestres; textos escritos por mestrandos serão admitidos quando em coautoria com um doutor. Em todos os casos é necessário expressar o vínculo a uma instituição de nível superior.

2. Vertentes & Interfaces I: Estudos Literários e Comparados (Artigos e ensaios de Estudos Linguísticos e Literários com temática livre) - Serão aceitos artigos e ensaios escritos por doutores e mestres; textos escritos por mestrandos serão admitidos quando em coautoria com um doutor. Em todos os casos é necessário expressar o vínculo a uma instituição de nível superior.

3. Vertentes & Interfaces II: Estudos Linguísticos e Aplicados (Artigos de Estudos Linguísticos e Literários com temática livre) - Serão aceitos artigos escritos por doutores e mestres; textos escritos por mestrandos serão admitidos quando em coautoria com um doutor. Em todos os casos é necessário expressar o vínculo a uma instituição de nível superior.

4. Repertórios (traduções e reedições de textos de domí­nio público, documentação histórica, textos literários etc) - Serão aceitas traduções de textos de domínio público ou com o aval escrito do próprio autor. Os textos traduzidos poderão ser artigos ou ensaios acadêmicos de interesse para a Área, além de textos literários ou históricos, cujo interesse será avaliado pela Comissão Executiva da fólio.

5. Nascentes (artigos escritos por graduandos e graduados sem pós-graduação, em coautoria) - Serão aceitos artigos escritos por alunos de Graduação vinculados a projetos do PIBIC ou PIBID, sempre em coautoria com um orientador com título de doutor. A temática é livre, dentro das subáreas de Letras e áreas afins.

6. Lembrares - homenagem a escritores, poetas, crí­ticos, educadores.

7. Resenhas - resenhas de livros da área publicados nos últimos 5 anos.

 

3. Processo de Avaliação por Pares

Esta revista adota o processo de Avaliação Cega por Pares (Blind Peer Reeview). Portanto, para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, para submissões feitas à fólio, os autores devem tomar algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  2. Em PDFs (quando for o caso), os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

4. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta Revista não cobra taxas ou encargos de processamentos de artigos.

Esta Revista não cobra taxas ou encargos para submissão de artigos (APCs)

7. Direitos Autorais

A Revista permite que os autores mantenham os direitos autorais sem restrições.

Os autores garantem que sua contribuição é original e inédita, não tendo sido publicada em outro periódico. Os autores também assumem que têm capacidade legal para dar esta garantia e que seu manuscrito não infringe direitos autorais de terceiros.

A responsabilidade pelo conteúdo técnico e pelo desrespeito a direitos materiais ou intelectuais é exclusiva dos autores.

Os autores isentam a fólio e sua equipe editorial de quaisquer responsabilidades pelo uso, em seu manuscrito, de materiais protegidos por direitos autorais.

É de responsabilidade dos autores obter, antes mesmo da submissão de seu texto, todas as permissões necessárias para a liberação de direitos autorais de qualquer material protegido que venham a utilizar em seu manuscrito.

O autor principal é responsável por garantir que o artigo tenha sido visto e aprovado por todos os outros autores.

8. Direitos de Publicação

A revista permite que os autores mantenham os direitos de publicação sem restrições, mas solicita que em eventuais republicações seja mencionada a primeira edição neste periódico.

9. Identidade

Fólio, do Latim folium, folha. Entre os antigos contava-se que a Sibila inscrevia suas predições sobre folhas de palma, passando o vocábulo a designar folha de escrever, folha de papel - charta. Por meio de sinais decalcados pela cunha, grafite, pena, tipos móveis, off set, ink jet, laser, foi sobre a materialidade da folha que o pensamento, inscrito, se fez e circulou.

O nome da revista é manifesto de seu anseio plural, pois fólio é vocábulo panromânico: foglio, fögl, fuei, fueil, folh, full, folho, foaie, foglia, fodza, fögla, feuille, folha, fulla, hoja, folha. (respectivamente: italiano, engadino, friulano, francês antigo, provençal, catalão, português, romanzo, italiano, logudorês, engadino, francês, provençal, catalão, espanhol, português). A estrutura interna da revista assinala esse intuito da diversidade em uma unidade múltipla, congregando várias disciplinas.

fólio está enraizada num território de identidade do Sudoeste da Bahia e se ramifica por espaços próximos e distantes, numa energia de crescimento em busca de todos os horizontes, procurando trocas para florescer como espaço de múltiplas palavras.