LACUNAS DE UMA HISTÓRIA MANCHADA: O DIÁLOGO DE “A MANCHA” COM O LEITOR
Palavras-chave:
“A mancha”, História, Luis Fernando Verissimo, Mimese, RecepçãoResumo
Analisa-se, neste artigo, o conto “A mancha”, escrito por Luis Fernando Verissimo (2004), buscando compreender os recursos empregados pelo autor para proceder à representação do real e instalar a literariedade do texto, que se dá por meio do entrecruzamento entre história e ficção. As bases teóricas da análise fundamentam-se nos conceitos de mimese e verossimilhança de Aristóteles (2008) e de Paul Ricoeur (1997) e na concepção de texto como jogo de Wolfgang Iser (2002). Conclui-se que, ao articular o passado e o presente de uma personagem, tendo como foco a ditadura civil-militar brasileira, a narrativa de Verissimo (2004) tensiona os sentidos de “lembrar” e “esquecer”. Esse movimento é realizado pelo contraponto das vozes do narrador, do protagonista e das demais personagens que com ele contracenam, o que exige a participação ativa do leitor na reconstituição de um período da história brasileira manchado de sangue.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.
COSTA, Lígia Militz da. A Poética de Aristóteles – Mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 1992.
FORSTER, E. M. As pessoas. In:______. Aspectos do Romance. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1974. p. 33 - 66.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 105- 118.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
RICOEUR, Paul. O entrecruzamento da História e da ficção. In: ______. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas: Papirus, 1997.
VERISSIMO, Luis Fernando. A mancha. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.