A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA EM TEXTOS DO GÊNERO PROPAGANDA

Autores

  • Evando Luiz e Silva Soares Rocha Universidade Federal do Piauí (Uespi)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10782

Palavras-chave:

Objetos de discurso; Propaganda; Referenciação.

Resumo

A atividade de construção dos objetos de discurso na dinâmica da comunicação requer considerar aspectos cognitivos e sociodiscursivos das linguagens. Dessa maneira, objetiva-se demonstrar a construção discursiva de referentes em textos verbo-imagéticos de propagandas. O questionamento levantado sobre o modo como se constroem referentes em textos do gênero propaganda aponta para a assertiva de que o contexto histórico e sociocultural incide sobre os sentidos e a referência negociada e atualizada nos textos.  Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, fundamentada na vasta literatura na área da referenciação, por isso destacamos as contribuições de: Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2012), Custódio Filho e Silva (2013), Lima (2017), Ciulla e Martins (2017), Martins (2019), dentre outros que discutem e ampliam o entendimento sobre a temática da referenciação. Em relação ao gênero, baseamo-nos em Sousa (2005) e Marcuschi (2008). O corpus constituído para as análises é formado por 03 (três) textos verbo-imagéticos de propagandas que tematizam serviços bancários, coletados aleatoriamente em sites especializados. O estudo demonstrou que explícitos ou não, os objetos de discurso são construídos/negociados e atualizados na e pela interação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evando Luiz e Silva Soares Rocha, Universidade Federal do Piauí (Uespi)

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Referências

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: Sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. – São Paulo: Cortez, 2012.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. Coerência Referenciação e Ensino. – 1°ed. – São Paulo: Cortez, 2014.

CIULLA, Alena. MARTINS, Mayara Arruda. Um estudo sobre classificação de tipos dêiticos. Rev. De Letras –n°. 36- vol. (2) - jul./dez. – 2017. Disponível em: www.periódicos.ufc.br/index. Php/reveletras. Acesso em: 10 de fev. de 2022.

CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; SILVA, Franklin Oliveira. “O caráter não linear da recategorização referencial”. In; Referenciação: Teoria e Prática / Mônica Magalhães Cavalcante, Silvana Maria Calixto de Lima, (orgs). - São Paulo: Cortez, 2013.

FIORIN, José Luiz. “Pragmática”. in; Introdução à Linguística II. Princípios de análise. José Luiz Fiorin, (org.). 4. ed. 3° reimpressão – São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Silvana Maria Calixto de. Referenciação e Multimodalidade: Revisitando os Processos de Recategorização e Encapsulamento. Rev. De Letras –n° 36 –vol. (2) - jul./dez. – 2017. Disponível em: www. periódicos.ufc.br/ index.php/reveletras. Acesso em: 20 de fev. de 2022.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS, Mayara Arruda. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42634. Acesso em. 15 de abril de 2022.

MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construcion des objets de discours et catégorisation: une approche des processos de référenciation. TRANEL (Travaux neuchaâtelois de linguistiqyue). 1995, 23 p273 -302. In; CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (orgs). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade / Désirée Motta-Roth; Graciela Hendges Rabuske. -São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROCHA, Evando Luiz e Silva Soares da; SILVA, Ailma do Nascimento. Dêixis: da visão clássica à perspectiva da referenciação. Uniletras, Ponta Grossa, v. 42, p. 1-16, e-15658, 2020. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras. Acesso em: 10 de mar. de 2022.

ROCHA, Evando Luiz e Silva Soares da; SILVA, Ailma do Nascimento. Os dêiticos discursivos e a persuasão no gênero propaganda. Letras em revista, [S. l.], v. 12, n. 01, abr. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/369. Acesso em: abr. de 2022.

SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A organização textual-discursiva dos anúncios de turismo no Ceará. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2005. Disponível em: www.letrasvernaculas.ufc.br. Acesso em: 20 de jan. de 2022.

WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise Linguística nos gêneros textuais. São Paulo: Saraiva, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Rocha, E. L. e S. S. (2022). A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA EM TEXTOS DO GÊNERO PROPAGANDA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10782