TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA COMO RECURSO PARA COMPREENSÃO LEITORA

A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Metáfora; Título; Teoria da Argumentação na Língua.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar, mediante análise semântico-argumentativa, como o título metafórico de uma reportagem jornalística orienta para a compreensão leitora do texto. São utilizados os aportes teóricos da Teoria da Argumentação da Língua (TAL), mais especificamente os que dizem respeito à Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvidas por Oswald Ducrot e Marion Carel, para descrição do sentido global do discurso (BSG). As metáforas e os paradoxos são considerados construções argumentativas às quais podem ser aplicados os conceitos da TAL/TBS, com base nos encadeamentos argumentativos. A metodologia é descritiva, de base bibliográfica. Os resultados mostram aspectos referentes à mediação da compreensão leitora, além de serem motivadores para o desenvolvimento de estudos acerca da leitura pela perspectiva argumentativa.

PALAVRAS-CHAVE: Metáfora; Título; Teoria da Argumentação na Língua.

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Biografia do Autor

Giovana Reis Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Mestre em Letras  pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Fábio Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Reis Lunardi, G., & Lopes da Silva, F. . (2022). TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA COMO RECURSO PARA COMPREENSÃO LEITORA : A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866