PUTASEMIOSE

UMA BREVE ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE "E SE EU FOSSE PURA", DE AMARA MOIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10880

Palavras-chave:

Amara Moira ; Literatura; Ressignificação;, Semiolinguística.

Resumo

A literatura – não apenas vista como campo de estudos, mas como forma de luta e resistência às opressões – se tornou uma importante aliada para a transformação social, desde as obras consideradas “clássicas”, até mesmo as que pertencem à chamada literatura contemporânea. Da literatura feminista à literatura lgbtqiap+ a perspectiva da representatividade ganha força, além de ser um verdadeiro “suspiro” em meio a uma sociedade construída e atravessada pela cisheteronormatividade, racismo, machismos, patriarcado e tantas formas de opressão, como foi a formação da sociedade brasileira. O livro E se eu fosse pura, de Amara Moira, e que será utilizado como objeto de análise, é um texto literário que nos faz ressegnificar, (re)pensar os estereótipos que a sociedade nos impõe, principalmente, relacionado às mulheres trabalhadoras sexuais, popularmente conhecidas como “putas”. Portanto, este texto tem por objetivo analisar alguns trechos da referida obra, utilizando o quadro de situação de comunicação e os modos de organização do discurso, trazidos pela Análise de Discurso Semiolinguística, proposta pelo linguista Patrick Charaudeau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádrian Henrique Ferreira Barboza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade mestrado.

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Referências

BERENICE, Bento. A Reinvenção do Corpo: Sexualidade e Gênero na Experiência Transexual. 3. ed. Salvador: Editora Devires, 2017.

CHARAUDEAU. Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida; GAVASSI, Sigrid. Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em 14 abr. 2022.

CHARAUDEAU. Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

MACHADO, Ida Lúcia. Narrativas de Vida: Saga familiar & sujeitos transclasses. Coimbra: Grácio Editor, 2020.

MOIRA, Amara. E se eu fosse pura. São Paulo: Hoo Editora, 2018.

NASCIMENTO, Letícia Nascimento Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Ferreira Barboza, Ádrian H., & Assis Lima, M. A. (2022). PUTASEMIOSE: UMA BREVE ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE "E SE EU FOSSE PURA", DE AMARA MOIRA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10880