PUTASEMIOSE
UMA BREVE ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE "E SE EU FOSSE PURA", DE AMARA MOIRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10880Palavras-chave:
Amara Moira ; Literatura; Ressignificação;, Semiolinguística.Resumo
A literatura – não apenas vista como campo de estudos, mas como forma de luta e resistência às opressões – se tornou uma importante aliada para a transformação social, desde as obras consideradas “clássicas”, até mesmo as que pertencem à chamada literatura contemporânea. Da literatura feminista à literatura lgbtqiap+ a perspectiva da representatividade ganha força, além de ser um verdadeiro “suspiro” em meio a uma sociedade construída e atravessada pela cisheteronormatividade, racismo, machismos, patriarcado e tantas formas de opressão, como foi a formação da sociedade brasileira. O livro E se eu fosse pura, de Amara Moira, e que será utilizado como objeto de análise, é um texto literário que nos faz ressegnificar, (re)pensar os estereótipos que a sociedade nos impõe, principalmente, relacionado às mulheres trabalhadoras sexuais, popularmente conhecidas como “putas”. Portanto, este texto tem por objetivo analisar alguns trechos da referida obra, utilizando o quadro de situação de comunicação e os modos de organização do discurso, trazidos pela Análise de Discurso Semiolinguística, proposta pelo linguista Patrick Charaudeau.
Downloads
Referências
BERENICE, Bento. A Reinvenção do Corpo: Sexualidade e Gênero na Experiência Transexual. 3. ed. Salvador: Editora Devires, 2017.
CHARAUDEAU. Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida; GAVASSI, Sigrid. Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em 14 abr. 2022.
CHARAUDEAU. Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
MACHADO, Ida Lúcia. Narrativas de Vida: Saga familiar & sujeitos transclasses. Coimbra: Grácio Editor, 2020.
MOIRA, Amara. E se eu fosse pura. São Paulo: Hoo Editora, 2018.
NASCIMENTO, Letícia Nascimento Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.