GÊNERO CARTA ABERTA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10978

Resumo

No contexto educacional brasileiro, a articulação de práticas de linguagem no que diz respeito à leitura, produção textual e análise linguística (AL) ainda é um desafio para os docentes de língua portuguesa (SUASSUNA, 2012; MENDONÇA, 2006; GERALDI, 1984, 1997)). Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar atividades de AL propostas no livro didático Língua Portuguesa, do Sistema Marista de Educação, a fim de verificar em que medida contribuem para a prática de produção de textos em uma perspectiva de gêneros discursivos. O corpus do nosso trabalho é composto pelas atividades de AL, do 9º ano do Ensino Fundamental, módulo 1, capítulo 1, Carta aberta: discurso para o mundo. Os procedimentos de análise compreenderam cinco etapas: i) descrever a configuração textual e discursiva do livro didático do 9º ano; ii) verificar a natureza e os objetos de conhecimento das atividades de AL considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); iii) identificar os níveis de complexidade exigidos pelas atividades; iv) analisar as atividades com base no sistema de estratificação e v) verificar em que medida as atividades de AL exploram o gênero discursivo carta aberta. Os resultados indicam que as tarefas de AL do capítulo Carta aberta: discurso para o mundo, do 9º ano do Ensino Fundamental não contribuem, de forma efetiva, à prática de produção textual. Os enunciados apresentam lacunas em relação à articulação entre atividades epilinguísticas e metalinguísticas, composição e estrutura do gênero carta aberta, especialmente em relação níveis de complexidade demandados e estratos da linguagem. Nesse viés, entendemos que se trata de uma perspectiva de trabalho ainda em construção no material didático investigado.

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Biografia do Autor

Ana Regner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Regner, A., & Pinton, F. M. . (2022). GÊNERO CARTA ABERTA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10978