PALAVRA E MEMÓRIA NOS HOMENS-LIVROS DE FAHRENHEIT 451

A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA E A CONTEMPLAÇÃO DAS RUÍNAS DO FUTURO

Autores

  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB
  • Roberto dos Santos Bartholo Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Distopia. Futuro. Literatura de ficção científica. Memória. Processo de leitura.

Resumo

O artigo discute possíveis efeitos heurísticos da leitura de narrativas literárias distópicas e sua dimensão crítica reflexiva face à sociabilidade moderna e às perspectivas de futuro. Analisa a importância da leitura e da literatura na formação de consciência crítica propiciadora de mudanças e de condutas éticas em oposição à alienação e ao conformismo da modernidade, percebida pela metáfora dos “homens-livros” do romance Fahrenhait 451 (Ray Bradbury). Aborda aspectos teóricos da literatura especulativa de ficção científica, dialogando com pressupostos da estética da recepção, propondo como caminho analítico para tais textos a valorização do conteúdo diegético, a carga perlocutória, a ênfase no significado e no texto como forma simbólica e a percepção interdisciplinar ativada no processo de leitura e na construção de “memórias do futuro”.

 

PALAVRAS-CHAVE: Distopia. Futuro. Literatura de ficção científica. Memória. Processo de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Roberto dos Santos Bartholo Jr., Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor pela Faculdade de Economia e Ciências Sociais da Universidade Erlangen-Nuernberg, Alemanha. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2018-02-08

Como Citar

Oliveira, M. F. S. de, & Bartholo Jr., R. dos S. (2018). PALAVRA E MEMÓRIA NOS HOMENS-LIVROS DE FAHRENHEIT 451: A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA E A CONTEMPLAÇÃO DAS RUÍNAS DO FUTURO. fólio - Revista De Letras, 1(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2740

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados