EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DAS LÍNGUAS-CULTURAS DO MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA TRANSCULTURAL

Autores

  • Milenna Brun Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
  • Eric Brun Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Palavras-chave:

Língua estrangeira moderna; Diversidade; Alteridade; Oralidade; Transculturalidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação para a diversidade no processo de ensino-aprendizagem de línguas-culturas estrangeiras em contexto escolar. O texto traz considerações sobre a introdução do ensino precoce de línguas estrangeiras no intuito de aumentar quantitativamente o período de aprendizagem. Compreendendo a necessidade de aperfeiçoar as práticas docentes que visam o desenvolvimento das competências linguístico-culturais dos aprendizes, discutimos a reelaboração de uma abordagem das línguas estrangeiras modernas a partir do último ano da Educação Infantil embasada nas competências em produção-compreensão oral e transcultural através das contribuições teóricas de Hawkins, Blanchet, Candelier, Rispail e Clerc oriundas do campo teórico europeu da Sociodidática e do Despertar para as línguas-culturas (“Éveil aux langues”, 2003). Assim, uma Educação para a Diversidade na Educação Infantil aspira a uma competência global transcultural através da construção de atitudes positivas em relação à diferença para a aprendizagem da alteridade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milenna Brun, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Doutora em Didactologia de Línguas e Culturas Estrangeiras pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 

Eric Brun, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Doutor em Cognition, Langage, Éducation. Aix-Marseille Université, AMU, França. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Brun, M., & Brun, E. (2018). EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DAS LÍNGUAS-CULTURAS DO MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA TRANSCULTURAL. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2771

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados