POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: FAZERES COLONIZADOS

Autores

  • Verônica Araújo Santos
  • Valdirene Jesus Alves
  • Márcia Silva Amaral
  • Fernanda Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Palavras-chave:

Colonialidade; Ensino de Língua; Políticas Linguísticas.

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre fazeres e práticas norteadores do ensino de língua materna e suas implicações nos ínfimos resultados das políticas linguísticas brasileiras consolidadas em programas, e projetos que visam desenvolver domínios básicos em leitura e escrita. Desse modo, asseveramos que a ineficiência dessas políticas decorre de posições teórico-metodológicas assumidas de forma acríticas, as quais, sustentadas em teorias importadas são inadequadas para solucionar nossos problemas. Além disso, apontamos a inexistência de políticas linguísticas efetivas que pensem os problemas de ensino de língua numa perspectiva local, em um país de dimensões continentais com realidades internas diversas e singulares. Para isso, amparamos nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, Moita Lopes (2006; 2013), Pennycook (2006) quando abordam a linguagem na perspectiva local; no enfoque dado às questões de políticas linguísticas, Rajagopalan (2003, 2013a, 2013b), Calvet (2007), Correa (2014); e, por fim, na abordagem teórica pós-colonial, Mignolo (2005), Quijano (2005) e Walsh (2007, 2013).

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Biografia do Autor

Verônica Araújo Santos

Mestranda em Letras: cultura, educação e linguagens pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb)

Valdirene Jesus Alves

Mestranda em Letras: cultura, educação e linguagens pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb).

Márcia Silva Amaral

Mestranda em Letras: cultura, educação e linguagens pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb).

Fernanda Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora adjunta B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL).

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Publicado

2018-02-09

Como Citar

Santos, V. A., Alves, V. J., Amaral, M. S., & Modl, F. C. (2018). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: FAZERES COLONIZADOS. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2783