PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Isaías Francisco de Carvalho
  • João Valci dos Santos Novaes
  • Rosilma Silva Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2801

Resumo

O trabalho discute questões referentes à leitura em sala de aula, enfatizando-a como processo fundamental para o desenvolvimento da expressão, comunicação e interação social dos educandos. Compreendendo a prática de leitura na escola como uma atividade que demanda planejamento e elaboração de objetivos, tecemos argumentos em favor do uso das estratégias para favorecer a compreensão leitora e interpretativa, em situações contextualizadas. Para tanto, sugerimos uma proposta de ensino elaborada a partir do modelo de sequência didática delineada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizamos a crônica “O lixo”, de Luís Fernando Veríssimo, como objeto literário. Para fundamentar esta proposta, nos respaldamos, entre outros, nos estudos de Oliveira (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e Colomer e Camps (2002), os quais apresentam pertinentes contribuições sobre práticas de leitura e compreensão leitora no espaço escolar, assim como reflexões acerca da formação do leitor de textos literários.

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Biografia do Autor

Isaías Francisco de Carvalho

Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa vinculado aos programas de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

João Valci dos Santos Novaes

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Rosilma Silva Rodrigues

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

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Publicado

2018-02-14

Como Citar

Carvalho, I. F. de, Novaes, J. V. dos S., & Rodrigues, R. S. (2018). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2801

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados