MÍMICA VERSUS EXPERIÊNCIA EM ADICHIE E KINCAID: O IMPÉRIO NA PERSPECTIVA DO COLONIZADO

Autores

  • Luana Caetano Thibes
  • Isaias Francisco de Carvalho

Resumo

A perspectiva do colonizado em relação aos impérios foi ignorada por séculos, sendo levado em conta apenas um dos lados da história: o dos vencedores. Pretendemos discorrer sobre esse outro lado negligenciado, ao perscrutrar as expectativas do colonizado ao percorrer o caminho inverso: migrar de seu país para o chamado centro. Para tanto, analisamos o romance Americanah (2013), de Chimamanda Ngozi Adichie, e o conto “On seeing England for the first time” (1991), de Jamaica Kincaid, contando com o aporte teórico de Ashcroft et al (1989), quanto à mímica do centro, além da teoria de Bhabha (1998), no que concerne à articulação social da diferença, e dos estudos de Fanon (2008), acerca da discriminação do branco em relação ao negro subjugado. Concluímos que a perspectiva do colonizado pode ser envolta por expectativas positivas ou negativas em relação ao império britânico e que tais expectativas podem ser derrubadas ou reforçadas pela oportunidade de conhecer o país que as produziu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Caetano Thibes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Isaias Francisco de Carvalho

Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa, vinculado aos programas de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Thibes, L. C., & Carvalho, I. F. de. (2018). MÍMICA VERSUS EXPERIÊNCIA EM ADICHIE E KINCAID: O IMPÉRIO NA PERSPECTIVA DO COLONIZADO. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2855