ENTRE A CONQUISTA E O REPOUSO: O ELEMENTO TERRA COMO IMAGINAÇÃO POÉTICA EM UMA NARRATIVA SOBRE IMIGRANTES ITALIANOS

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Luiza Liene Bressan Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Resumo

Esta investigação tem como objeto de análise a narrativa “Operários da Primeira Hora. A épica da migração italiana no sul de Santa Catarina”, de Valdemar Muraro Mazzurana. Neste artigo, o enfoque é a construção de Brentano, a cidade na qual ocorre a trama narrada. Busca-se, principalmente, compreender de que forma se construiu, na narrativa, um imaginário de conquistas heroicas do imigrante italiano no sul de Santa Catarina. Apresentamos as questões teóricas de Durand e seus precursores, como Jung e Bachelard para aprofundar a perspectiva do imaginário, relacionando-a a um fazer literário heroico, estabelecido pelo trabalho braçal incessante e a libertação que este traria ao se encontrar a sonhada cocanha3. Utilizamos o elemento Terra, a partir de Bachelard, como categoria de análise da materialização deste imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Luiza Liene Bressan, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul, campus de Tubarão.

Downloads

Publicado

2018-02-24

Como Citar

Moraes, H. J. P., & Bressan, L. L. (2018). ENTRE A CONQUISTA E O REPOUSO: O ELEMENTO TERRA COMO IMAGINAÇÃO POÉTICA EM UMA NARRATIVA SOBRE IMIGRANTES ITALIANOS. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2877