O DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA A PARTIR DO THAUMÁZEIN

Autores

  • José Mozart Tanajura Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Instituto Federal da Bahia (Ifba)
  • Márcio Roberto Soares Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

A possibilidade de um diálogo entre Filosofia e Literatura se dá consideravelmente na linguagem. Filosofia e literatura se abrem numa perspectiva direcionada ao leitor crítico-reflexivo em busca do desvelamento da verdade proporcionado por ambas. Dessa forma, o thaumázein (espantar-se, admirar-se) surge como ponte que liga as duas áreas do conhecimento humano, separadas, como bem frisou Heidegger (1989), por um abismo, mas que amplamente se olham frente a frente, numa visão de interpretação do ser no mundo. As origens tanto da Filosofia como da Literatura marcam essa dialogicidade. É que as duas surgem do espanto, da admiração, fontes de encantamento com o espetáculo dos entes que se apresentam aos nossos olhos. Os caminhos que se cruzam entre Filosofia e Literatura levam a rumos distintos, porém bem idênticos e propícios ao encontro. O poeta e o filósofo, amantes da linguagem, trilham pelos mesmos caminhos do desconhecido mundo dos fenômenos a serem desvelados pelo ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mozart Tanajura Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Instituto Federal da Bahia (Ifba)

* Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor Substituto do Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Márcio Roberto Soares Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Tanajura Júnior, J. M., & Dias, M. R. S. (2018). O DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA A PARTIR DO THAUMÁZEIN. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2971