O DESPERTAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA A CRIANÇAS EM CONTEXTOS VARIADOS BRASILEIROS

Autores

  • Christianne Benatti Rochebois Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Resumo

O ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças está presente no Brasil por meio de projetos acadêmicos universitários que unem ensino, pesquisa e extensão. A atual política linguística de ensino de línguas é contraditória, pois exige do estudante adulto universitário o domínio de línguas estrangeiras diversas, as quais ele não tem acesso no contexto escolar fundamental e médio. Neste artigo tratamos da abordagem “Despertar para as línguas” que nos inspira e está em plena expansão nos países europeus, de fatores contextuais que propiciam o desenvolvimento da aprendizagem de línguas estrangeiras às crianças – mas que podem concomitantemente ser redutores no contexto brasileiro – e finalmente, apresentamos como exemplo de ações pontuais, três projetos aplicados por universitários, docentes e discentes, em instituições escolares de diferentes regiões do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christianne Benatti Rochebois, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutora em Didactiques des langues et des cultures - Université Paris III Sorbonne-Nouvelle. Professora Adjunta de Didática de Línguas e Culturas, atuando na área de Língua Francesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

Rochebois, C. B. (2018). O DESPERTAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA A CRIANÇAS EM CONTEXTOS VARIADOS BRASILEIROS. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3012

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados