GÊNEROS DISCURSIVOS E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PARCERIA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar algumas reflexões teórico-práticas sobre o uso dos gêneros textuais em aula de língua estrangeira (LE). Apresentam-se exemplos práticos aplicados com alunos do Curso de Graduação em Letras — Português e Espanhol da UFFS. Através de atividades ligadas aos gêneros, pretende-se oferecer aos alunos elementos que os possibilitem perceber a forma como funcionam as diferentes representações linguísticas em LE. A atividade baseia-se na análise da estrutura, do contexto e da função dos gêneros, proporcionando um conhecimento que perpassa o campo linguístico, rompendo com visões que se focam apenas em elementos formais da língua. Acredita-se que através da construção de diferentes gêneros textuais o aluno desenvolverá ferramentas que ajudarão em sua desenvoltura para comportar-se de forma adequada diante de cada situação linguística. Como aporte teórico, nos apoiamos nos escritos de Cassany (1997; 2008), Bakhtin (2010) e Marcuschi (2010), os quais abordam a temática gêneros textuais como prática social.
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