GÊNEROS DISCURSIVOS E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PARCERIA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Camila Teixeira Saldanha Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)
  • Maria José Laiño Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar algumas reflexões teórico-práticas sobre o uso dos gêneros textuais em aula de língua estrangeira (LE). Apresentam-se exemplos práticos aplicados com alunos do Curso de Graduação em Letras — Português e Espanhol da UFFS. Através de atividades ligadas aos gêneros, pretende-se oferecer aos alunos elementos que os possibilitem perceber a forma como funcionam as diferentes representações linguísticas em LE. A atividade baseia-se na análise da estrutura, do contexto e da função dos gêneros, proporcionando um conhecimento que perpassa o campo linguístico, rompendo com visões que se focam apenas em elementos formais da língua. Acredita-se que através da construção de diferentes gêneros textuais o aluno desenvolverá ferramentas que ajudarão em sua desenvoltura para comportar-se de forma adequada diante de cada situação linguística. Como aporte teórico, nos apoiamos nos escritos de Cassany (1997; 2008), Bakhtin (2010) e Marcuschi (2010), os quais abordam  a temática gêneros textuais como prática social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Teixeira Saldanha, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente do Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da UFSC.

 

Maria José Laiño, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutoranda em Estudos da Tradução pela UFSC. Mestra em Estudos da Tradução pela UFSC. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Saldanha, C. T., & Laiño, M. J. (2018). GÊNEROS DISCURSIVOS E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PARCERIA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. fólio - Revista De Letras, 4(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3433

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados