A ENCENAÇÃO DO CORPO: O ETHOS SEMIOTIZADO NO JORNALISMO “POPULAR” DE SALVADOR

Autores

  • Claudio Gonçalves Gomes Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar a construção dos ethe jornalísticos dos programas “populares” de Salvador, Balanço Geral e Se Liga Bocão, apresentados respectivamente por Raimundo Varela e José Eduardo como um dos componentes de eficácia discursiva. Neste trabalho, portanto, focalizaremos a enunciação visual como um dispositivo importante para o posicionamento discursivo dos enunciadores. Com base na análise do corpus, inferimos que a construção dos ethe dos sujeitos ocorre atrelada às cenografias visuais apresentadas nos programas. Dessa forma, a presença de uma cenografia marcada pela tensão corresponde a um corpo, marcado por uma vocalidade forte, altissonante, hiperbólica. Por outro lado, a presença de uma cenografia marcada por traços emocionais, corresponde a um corpo, marcado por uma vocalidade fraca, equilibrada, relaxada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Gonçalves Gomes, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Mestre em estudos da Linguagem Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutorando pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Gomes, C. G. (2018). A ENCENAÇÃO DO CORPO: O ETHOS SEMIOTIZADO NO JORNALISMO “POPULAR” DE SALVADOR. fólio - Revista De Letras, 4(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3434

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados