HUMOR E FACE: UMA ANÁLISE DO FILME QUESTÃO DE HONRA

Autores

  • Krícia Helena Barreto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Sonia Bittencourt Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

Este trabalho objetiva analisar discursos humorísticos, irônicos e sarcásticos ao longo do filme “Questão de Honra” (1992). Baseando-se no modelo de trabalho de face proposto por Penman (1990), intenciona-se verificar como os valores sociais com os quais alguns personagens se (des)afiliam são influências diretas e essenciais para seus desejos de face e para seu consequente comportamento perante seu(s) interlocutor(es), influenciando, ainda, a escolha estratégica pelo uso do humor, da ironia e do sarcasmo na formulação de seus discursos.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Krícia Helena Barreto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com ênfase na área de Linguagem e Sociedade, mais especificamente na temática sobre estudos de face, polidez e humor.

 

Sonia Bittencourt Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) com Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Barreto, K. H., & Silveira, S. B. (2018). HUMOR E FACE: UMA ANÁLISE DO FILME QUESTÃO DE HONRA. fólio - Revista De Letras, 4(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3435

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados