D’ “O CHAMADO DO CEGO” PROVÊM “O AMOR”

SILVIANO SANTIAGO E CLARICE LISPECTOR NOS LAÇOS DA DESCONSTRUÇÃO

Autores

  • Rony Márcio Cardoso Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)
  • Rebeca Cacho de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3639

Palavras-chave:

Clarice Lispector; Conto; Desconstrução; Literatura Comparada; Silviano Santiago.

Resumo

Este artigo visa a apresentar uma leitura comparatista dos contos “Amor” (1961), de Clarice Lispector, e “O Chamado do Cego” (2012), de Silviano Santiago. Para tanto, examinaremos a maneira por meio da qual o escritor contemporâneo reescreve e atualiza a prosa de Lispector. Valeremo-nos dos pressupostos da Literatura Comparada, tais como desenvolvidos por Perrone-Moisés (1990), Carvalhal (2006) e Nitrini (2010), para ilustrar a existência de diálogos entre textos, fazendo com que seja possível uma continuação, consentimento ou contestação de obras e autores já existentes e significativos no cenário da tradição literária. A partir do pensamento da “desconstrução”, de Derrida (1998), o presente artigo propõe uma leitura comparatista dos contos supracitados, a fim de salientar uma espécie de resignificação do conto de 1961 por meio do texto contemporâneo. Evidenciaremos, assim, que o conto de Silviano Santiago reatualiza e desconstrói o drama da linguagem encenado por Clarice Lispector no contexto da literatura brasileira.

 
 
 
 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Márcio Cardoso Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Professor dos Cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

 
 
 
 
 

Rebeca Cacho de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Estudos de Linguagens (Teoria Literária e Estudos Comparados) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 
 
 
 
 

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Ferreira, R. M. C., & Souza, R. C. de. (2018). D’ “O CHAMADO DO CEGO” PROVÊM “O AMOR”: SILVIANO SANTIAGO E CLARICE LISPECTOR NOS LAÇOS DA DESCONSTRUÇÃO. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3639