LITERATURA, CINEMA E MERCADO: UM ESTUDO ACERCA DA TIPOLOGIA DE HERÓIS INSCRITA NA PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Fernando Teixeira Luiz Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3684

Palavras-chave:

Cinema; Herói; Literatura.

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa maior em torno dos diferentes perfis de protagonistas que povoam tanto a literatura quanto o cinema, ocupa-se em mapear os modelos de heróis que transitam pela produção cultural contemporânea dirigida ao público jovem. Para tanto, toma-se como referência as contribuições teóricas de Campbel (2007) e de críticos que se voltam às articulações entre literatura, cinema e indústria cultural. Logo, este artigo não tem a pretensão de analisar uma ou outra obra, mas rastrear, a partir de um olhar historicista e do percurso das personagens protagonistas em diferentes textos e contextos, as múltiplas faces do herói contemporâneo frente aos diversos interesses de mercado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira Luiz, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

 
 

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Luiz, F. T. (2018). LITERATURA, CINEMA E MERCADO: UM ESTUDO ACERCA DA TIPOLOGIA DE HERÓIS INSCRITA NA PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3684