“MANUSCRITO DE BUENOS AIRES”, DE FRANCISCO JOSÉ VIEGAS: UMA INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Adenize Aparecida Franco Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Aline Venturini Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSRG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3839

Palavras-chave:

Francisco José Viegas. Gênero policial. Narrativa contemporânea

Resumo

Este artigo detém-se na análise do conto “Manuscrito de Buenos Aires” (2008), de Francisco José Viegas, considerando os elementos pertencentes ao gênero policial e à ficção contemporânea que podem ser verificados na construção narrativa. A recorrência a tais traços é característica da obra de Viegas, para quem “toda literatura é policial”. Nesse sentido, o conto em destaque é marcado não só por elementos do policial, tais como personagem detetivesco, o desaparecimento de um objeto (manuscrito) e a procura para desvendar o enigma, mas também por elementos que são destaque na narrativa contemporânea, como a intertextualidade e a referência à própria literatura. A narrativa sagra-se, portanto, como um elogio, especialmente, à obra de Jorge Luiz Borges e Miguel de Cervantes e a uma investigação que tem a literatura como objeto de obsessão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenize Aparecida Franco, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Unicentro).

 

Aline Venturini, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSRG)

Mestre em Literatura Brasileira e doutoranda em Literatura Espanhola. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, campus Passo Fundo/RS.

 

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Franco, A. A., & Venturini, A. (2018). “MANUSCRITO DE BUENOS AIRES”, DE FRANCISCO JOSÉ VIEGAS: UMA INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3839