POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CONVERGENTES E DIVERGENTES NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Rosemeire Selma Monteiro Plantin Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Erotildes Moreira e Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3856

Resumo

Apresentamos, nesse artigo, as crenças e práticas de 75 docentes que atuam na promoção do português, no cenário internacional, com o objetivo de registrar a visão desses profissionais acerca de instrumentos imprescindíveis à difusão do português, no atual cenário. Sob a perspectiva de Spolsky (2004), a quem uma Política Linguística (PL) não deve desconsiderar seus agentes, analisamos, então, os Programas de Leitorado, a escassez de material didático e a incipiente formação de professores, enquanto instrumentos de promoção do português. Ao traçar esse panorama, concluímos que há um distanciamento entre tais políticas e as necessidades dos professores, de forma geral. Portanto, com essa reflexão, pretendemos contribuir para a diminuição do hiato entre essas ações oficiais e as práticas desses profissionais, além de reforçar a necessidade de um incremento à formação político-pedagógica dos grupos responsáveis pela promoção de uma língua com as características do português. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Selma Monteiro Plantin, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Psicolinguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

 
 

Maria Erotildes Moreira e Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora de Língua Portuguesa desde 1987 e bolsista CAPES-PNPD, vinculada ao grupo de pesquisa PLIP - UFC (Programa de Políticas Linguísticas para a Internacionalização da Língua Portuguesa). Desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará acerca das políticas linguísticas para a internacionalização do português e atua em pesquisas para a elaboração de material didático destinados ao ensino de português como língua estrangeira (PLE).

 

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Plantin, R. S. M., & Silva, M. E. M. e. (2018). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CONVERGENTES E DIVERGENTES NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3856