REGRAMENTO(S) E REGULARIDADES LINGUÍSTICAS EM DISCURSOS NA/SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
IMPLICAÇÕES E(M) CONFLITOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4055Resumo
O objetivo do artigo é apresentar conflitos que perpassam a formação do professor, afetando-lhe o modo como percebe sua identidade profissional. Em estudos como o de 2009, mostrei como o professor de Língua Portuguesa é atravessado por ideologias que interpelam o olhar para a profissão e, nessa visão, vale questionar em que medida os regramentos devem ser valorizados ou se o professor deve trabalhar com uma conduta pautada no conjunto de fatos linguísticos e a interação dos sujeitos. No presente texto, lido com a complexidade desse questionamento, pois acredito que o professor ora sofre efeitos de um pré-construído por interpelações ideológicas, ora não, intervindo nas suas escolhas a partir de uma rede de concepções e valores que lhe são trazidos representados e (re)construídos continuamente. Destaca-se o poder que, de maneira fluida, ajuda a entronizar práticas tornando potentes as estratégias de dominação efetivas na validação cega à regra.
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