A VARIEDADE ANGOLANA DO PORTUGUÊS: CONTEXTO HISTÓRICO E (SOCIO)LINGUÍSTICO

Autores

  • Kimavuidi Ferreira Universidade da Beira Interior
  • Paulo Osório Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4171

Palavras-chave:

Variedade angolana do português; Sociolinguística; Língua nacional; Interferências; Contacto.

Resumo

A coabitação do Português com as línguas africanas em Angola propiciou a formação de uma variedade do português, que, em distintos momentos da história daquele país africano, se diferenciou e continua a diferenciar-se da variedade europeia, dando origem à variedade angolana, cuja consolidação começou sobretudo a partir da independência, em 1975, com a oficialização da língua europeia. Deste modo, o presente texto pretende traçar um panorama sociolinguístico e histórico que terá como foco a abordagem da situação da língua portuguesa em Angola, em duas fases distintas da sua história. Não deixaremos de observar, igualmente, a importância do kimbundu no enriquecimento do acervo linguístico da Variedade Angolana do Português (VAP).

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kimavuidi Ferreira, Universidade da Beira Interior

Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).

 
 
 

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior

Doutor, Pós-doutor e Agregado em Linguística Portuguesa. Professor Associado com Agregação na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).

 
 

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Ferreira, K., & Osório, P. (2018). A VARIEDADE ANGOLANA DO PORTUGUÊS: CONTEXTO HISTÓRICO E (SOCIO)LINGUÍSTICO. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4171