Metaphors AS METÁFORAS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA

Uma análise através da Linguística Cognitiva

Autores

  • Ana Cristina Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4400

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva; Metáfora; Propaganda.

Resumo

 

A sociedade está cercada por anúncios publicitários, veiculados através da TV, de revistas, jornais, da internet e outros meios de comunicação social. É comum o emprego de figuras de pensamento nesses anúncios, principalmente da metáfora. Esse fato nos motivou a realizar análise, de algumas dessas figuras, empregadas em comerciais que envolvem bebidas e produtos de limpeza. A Linguística Cognitiva dispõe de algumas teorias referentes à abordagem de metáforas, sendo assim, foi conveniente optar por uma delas para servir de suporte para a análise das propagandas selecionadas para este aporte. Elegemos, então a Teoria da Integração de Fauconnier e Turner. A propaganda é um veículo que exerce uma grande influência sobre as pessoas, seduzindo-as com suas imagens e enunciados criativos, a fim de persuadir o consumidor, que muitas vezes é “enlaçado” pelas cores, palavras e imagens metafóricas, e, em muitas circunstâncias, as pessoas agem, movidas pela compulsão e acabam, eventualmente, adquirindo bens sem que tenham uma real necessidade deles. Assim, apontamos algumas pistas que possam auxiliar as pessoas no processo de análise de anúncios comerciais, o que pode favorecê-las no processo de suas escolhas, em meio ao poder de sedução das propagandas.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Oliveira Santos, A. C., & Campos, L. S. (2019). Metaphors AS METÁFORAS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA: Uma análise através da Linguística Cognitiva. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4400