BLACK DIASPORA CINEMA AND THE SPACE OF AFRO-BRAZILIAN WOMEN
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4466Palavras-chave:
Racism; Subaltern; Self-esteem; Racial identityResumo
A interdependência que existe entre as artes e a realidade social, tal como retratada nas obras criativas, acabou por ser a escrita mestra do conteúdo e contexto da sociedade contemporânea. Não há dúvida de que todo trabalho criativo, como música, poesia, prosa, drama, é um reflexo da realidade da sociedade que o produziu. Isso faz com que esses produtos se tornem uma fonte pronta de informações para os pesquisadores extraírem informações e dados sobre uma sociedade em particular. Um gênero favorito desta informação é o cinema. Geralmente afirma-se que um filme fala literalmente muito sobre a sociedade do sujeito. Este suporte é particularmente apropriado para o estudo da literatura brasileira e da realidade social, em que a lacuna de linguagem é uma barreira para a maioria dos pesquisadores dessa parte do mundo. Considerando que, o tropo brasileiro oficial da “democracia racial” procura apresentar o Brasil como uma terra de direitos e oportunidades iguais para todos os seus cidadãos, sejam eles brancos, negros ou amarelos, aqueles que estão familiarizados com as realidades diárias do Brasil frequentemente se deparam com desigualdades socioeconômicas e políticas no país. As vítimas diretas dessas desigualdades são os cidadãos afro-brasileiros. É para este fim que este trabalho procura explorar um filme brasileiro – Doméstica o filme (2001) – produzido por Fernando Meirelles. O objetivo do artigo é analisar a condição e o espaço das mulheres afro-brasileiras na cinematografia brasileira. Ele também estudará os desafios encontrados por essas mulheres que são frequentemente classificadas como “subalternas” ou cidadãos de segunda classe. E diante do mito da democracia racial que continua sustentando o racismo histórico e a exclusão sistemática de afrodescendentes no Brasil, a metamorfose de mulheres afro-brasileiras de vítimas passivas de exclusão social para cidadãos conscientes que lutam por seus direitos também serão analisados no âmbito da teoria da Escrivivência proposta por uma escritora afro-brasileira, Conceição Evaristo.
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Publicado
2019-02-05
Como Citar
Omidire, A. R. (2019). BLACK DIASPORA CINEMA AND THE SPACE OF AFRO-BRAZILIAN WOMEN. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4466
Edição
Seção
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados
Licença
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.