LITERATURA ADOXADA: AS FORMAS DE ESCRITA POÉTICA DA NEGRITUDE NA COSMOGONIA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Lívia Maria Natália de Souza Universidade Federal da Bahia (Ufba)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4560

Palavras-chave:

Genocídio da juventude negra; Literatura Adoxada; Literatura de Encantamento; Teoria da Literatura.

Resumo

Este texto nasce de uma provocação sobre como, enquanto poeta negra, adepta de religião de matriz africana e Teórica da Literatura, compreendo as formas de representação da violência contra pessoas negras – notadamente o genocídio da juventude negra – na minha escrita. Ocupando estes lugares, busquei aqui, a partir de uma metodologia herdada das feministas negras norte-americanas e brasileiras, fazer dialogar estes lugares interpretando, a partir da noção de Literatura Adoxada ou de Literatura de Encantamento, a cosmovisão que a minha literatura estabelece. Para tanto, busquei pensar como a minha vivência dentro do Orixá e a minha filiação a uma qualidade específica de Osun, uma que se faz acompanhar de ègúns, pode ser um operador para analisar o meu próprio lugar de fala. A noção de Literatura Adoxada analisa não apenas a minha escrita, mas é adequada para pensar um enorme número de escritas de autoria negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Maria Natália de Souza, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Ufba.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Souza, L. M. N. de. (2019). LITERATURA ADOXADA: AS FORMAS DE ESCRITA POÉTICA DA NEGRITUDE NA COSMOGONIA AFRO-BRASILEIRA. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4560

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados