O LUGAR DOS ESTUDOS DE LÍNGUA E LITERATURA LATINA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Autores

  • Grace Freire Bandeira Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5076

Palavras-chave:

Latim; Literatura latina; Parâmetro curricular; Prática docente.

Resumo

Neste artigo, pretendemos discutir o lugar dos estudos de língua e literatura latina na formação do professor de língua portuguesa. Iniciamos refletindo em torno das referências que esse tipo de estudo recebe nos Parâmrtros Curriculares Nacionais, para pôr em cotejo com experiências que outros países têm nessa área do conhecimento. Desejamos, com isso, não somente pensar a nossa prática docente como também tratar das habilidades que os alunos desenvolvem quando quando expostos a esta formação. Com exemplos do nosso quotidiano em sala de aula e em atividades extraclasse, damos ênfase a importantes práticas que poderão ser contempladas por nosso alunos nos níveis médio e fundamental; assim favorecendo, também, um diálogo entre a Universidade e a Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Freire Bandeira, Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professora de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Cartas dos séculos XIX e XX: organização de um corpus diacrônico do português registrado no Amazonas no período áureo da borracha".

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Bandeira, G. F. (2019). O LUGAR DOS ESTUDOS DE LÍNGUA E LITERATURA LATINA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5076

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados