AUTOCONFRONTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM INSTRUMENTO PARA RECONFIGURAR SABERES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5114Resumo
Neste estudo utilizamos autoconfrontação como instrumento de formação inicial e temos como objetivo reconhecer as avaliações, tensões, saberes e capacidades docentes de alunos-professores de Língua Inglesa quando refletem sobre as experiências realizadas no Estágio Supervisionado. Elegemos a autoconfrontação com o intuito de prover espaços para revisar, compreender e reconfigurar o trabalho docente. Dada a interface entre linguagem e trabalho, os quadros teóricos da clínica da atividade provenientes da ergonomia francesa e do interacionismo sociodiscursivo fornecem suporte às nossas análises. A autoconfrontação (simples, cruzada e extensão ao coletivo) foi realizada com duas alunas-professoras de uma turma de quarto ano do Curso de Letras Inglês. As análises provém do recorte da última etapa - extensão ao coletivo – quando as participantes assumem a posição enunciativa de analistas de si e do procedimento. Os resultados mostram recorrentes tensões afetivas, pragmáticas e epistêmicas que sinalizam reflexividade sobre os saberes e capacidades de avaliar o contexto educacional e o papel do professor.
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