UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERACIONAIS NO ESPAÇO DISCURSIVO SALA DE AULA À LUZ DO FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5136Palavras-chave:
Construção do sentido; Discurso; Interação; Relações de poder; Sala de aula.Resumo
RESUMO: As interações que ocorrem em sala de aula são permeadas por relações de poder e podem ser ainda repletas de conflitos. A linguagem é o grande campo de batalha onde são travadas e materializadas essas relações conflituosas e de poder. Objetiva-se neste artigo analisar como se configura o discurso pedagógico interacional numa sala de aula do ensino básico a partir de cenas do filme “Entre os muros da Escola”, dirigido por Laurent Cantet, abordando a teoria de mecanismos de controle do discurso de Foucault (2008) e do discurso pedagógico, enquanto um discurso autoritário, segundo Orlandi (1987). Pretende-se verificar em que medida o discurso autoritário e a interação, ou a falta dela podem interferir na construção de sentidos por parte dos alunos.
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