ESCRITA FEMININA E DISCURSO: A DESCOBERTA DE UM SUJEITO EM RACHEL DE QUEIROZ E HELEUSA CÂMARA

Autores

  • Gabriela Machado Silveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Adriana Maria de Abreu Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5421

Palavras-chave:

Discurso; Heleusa Câmara; Mulher; Rachel de Queiroz; Sujeito.

Resumo

O presente trabalho propõe ler e analisar a escrita e o discurso feminino nas escritoras nordestinas Rachel de Queiroz e Heleusa Câmara, a fim de problematizar a descoberta e construção do sujeito feminino. Como objeto de estudo tem-se o primeiro romance de Rachel de Queiroz, O Quinze, publicado pela primeira vez em 1930, e a coletânea de contos de Heleusa Câmara, Mulheres Acorrentadas, de 1982, na qual analisar-se-á, especificamente, os contos Joana da cata-nica e As lutas de Loura.  O objetivo é problematizar, através da observância das narrativas, como é realizada a construção do sujeito feminino por cada autora, além de questionar a noção de “sujeito universal”. Dessa forma, observa-se a relevância do trabalho, que busca perceber, de acordo com a visão de um elemento que muitas vezes foi deixado de fora da história, a noção da construção de protagonismo de sujeito marginalizado feminino. Como metodologia, sustentamo-nos na Análise Crítica do Discurso (ADC), proposta por Teun A. van Dijk (2010), para, além de apontar os discursos narrativos das autoras e suas protagonistas, também analisar, em uma perspectiva crítica-feminista, como ocorre a construção desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Silveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Adriana Maria de Abreu Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Silveira, G. M., & Barbosa, A. M. de A. (2020). ESCRITA FEMININA E DISCURSO: A DESCOBERTA DE UM SUJEITO EM RACHEL DE QUEIROZ E HELEUSA CÂMARA. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5421

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)