ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA

Autores

  • Osilene Xavier do Nascimento Universidade Estadual do Piauí (Uespi)
  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5517

Palavras-chave:

A verdadeira história dos três porquinhos; Desconstrução de estereótipo; Estratégias argumentativas; Os três porquinhos.

Resumo

Ao nos utilizarmos da linguagem para estabelecer interação, temos a pretensão de alcançar determinados objetivos comunicativos e, para obter dos interlocutores, reações alinhadas com esses objetivos, nos utilizamos de argumentos que buscam convencer o outro em relação à tomada de um posicionamento, de um ponto de vista. Considerando tais perspectivas, o presente estudo inquieta-se por verificar quais as estratégias argumentativas utilizadas para convencer o leitor a desconstruir o estereótipo do “lobo mau” na obra A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka, que dá voz à própria personagem do Lobo, para abordar outro posicionamento em relação à história original do clássico da literatura infantil Os três porquinhos, dos irmãos Grimm. O nosso aporte teórico tem como referências Koch e Elias (2016), Amossy (2016), Cavalcante (2016), dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, selecionamos trechos da obra, objeto de nosso estudo, e analisamos as construções que marcam as estratégias argumentativas utilizadas na desconstrução do estereótipo do lobo como um ser que pratica maldades. Através das análises foi possível perceber que a personagem se utiliza de sequências argumentativas, seleções lexicais e recategorizações de referentes como mecanismo para legitimar seus argumentos e convencer o leitor de sua inocência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osilene Xavier do Nascimento, Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

Mestranda do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

do Nascimento, O. X., & Ramos de Melo, B. O. (2020). ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5517