UTILIZANDO O SKETCH ENGINE A FAVOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores

  • Amanda Maraschin Bruscato Universidade do Algarve

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Língua Espanhola, Linguística de Corpus, Sketch Engine

Resumo

A sociedade atual vivencia uma nova revolução ocasionada pelo avanço das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Contudo, a prática docente não parece acompanhar as transformações das tecnologias (COLLINS & HALVERSON, 2018). Baseando-se na necessidade de mudança, este artigo tem como objetivo demonstrar como a tecnologia digital disponível para análise de corpora pode contribuir para o aprimoramento da prática do professor de línguas. Inicialmente, apresenta-se uma breve revisão sobre a linguística de corpus e a ferramenta de análise Sketch Engine. Após, explica-se um exemplo de proposta didática planejada para o ensino-aprendizagem de verbos utilizados na situação comunicativa de ida ao médico em espanhol. Em seguida, descreve-se a metodologia de pesquisa da linguística de corpus e analisam-se os dados obtidos no Sketch Engine. Foram utilizados quatro corpora para análise, sendo um geral e um especializado para a língua espanhola e outros dois para a língua portuguesa. Através do recurso Word Sketch, pesquisaram-se as colocações mais frequentes com o verbo doler/doer e os nomes dolor/dor, enfermedad/doença e enfermo/doente. Discutem-se os problemas e soluções encontrados na pesquisa e conclui-se o artigo reafirmando a importante contribuição da linguística de corpus para o aprimoramento da prática docente.

Biografia do Autor

Amanda Maraschin Bruscato, Universidade do Algarve

Universidade do Algarve

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Publicado

2020-01-27