GÊNEROS DISCURSIVOS PUBLICITÁRIOS E VERBIVOCOVISUALIDADE

SINALIZAÇÕES PARA A LEITURA DE TEXTOS NÃO-VERBAIS

Autores

  • Natália Rodrigues Silva do Nascimento Universidade Federal de Lavras (Ufla)
  • Leonardo de Oliveira Universidade Federal de Lavras (Ufla)
  • Marco Antonio Villarta-Neder Universidade Federal de Lavras (Ufla)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5523

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin; Gêneros do discurso; Verbivocovisualidade

Resumo

O objetivo precípuo do presente artigo é analisar a constituição dos signos verbivocovisuais que compõem duas peças publicitárias em diálogo: a peça denominada Onslaught, promovida pela Dove, e a peça denominada Dove Onslaught(er), produzida pela ONG Greenpeace. Nesse sentido, mediante a utilização de um arcabouço teórico formado, principalmente, pelas discussões dos estudiosos do Círculo de Bakhtin acerca dos conceitos de gêneros do discurso, de dialogismo e de enunciado, pretende-se refletir sobre as possibilidades de produção de sentidos por meio da análise do diálogo entre os signos verbivocovisuais que compõem as peças publicitárias e discorrer acerca da contribuição de tal análise para a leitura de textos não-verbais.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues Silva do Nascimento, Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Bolsista do Programa de Apoio à Pós-graduação, da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Leonardo de Oliveira, Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Professor Associado da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

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Publicado

2020-01-28