CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”

Autores

  • Dóris Helena Soares da Silva Giacomolli Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5554

Resumo

Existe um texto de representações impressionantes ao estilo de epopeia e nele está um acionador para conhecer e por que não dizer, compreender o que foi a conquista do México. Christian Duverger (2014) dedicou-se a estudar a autoria de História Verdadera de La conquista de la Nueva España, de Bernal Díaz Del Castillo. Esse exame crítico das figuras de Hernán Cortés e Bernal Díaz del Castillo vem  auxiliar no exame das versões históricas que incidem não apenas nas batalhas da conquista como, igualmente, em seus personagens. Em Cortés e seu duplo-pesquisa sobre uma mistificação, Duverger questiona a autoria de uma das principais fontes de pesquisa sobre o período, o livro de Bernal Díaz Del Castillo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Helena Soares da Silva Giacomolli, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em História da Literatura pela FURG. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Giacomolli, D. H. S. da S. (2020). CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5554