FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6538Palavras-chave:
Ações colaborativas; Formação de professores; Pesquisa-ação-crítico-colaborativa.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa (PACC) (PIMENTA, 2005), desenvolvida no âmbito de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de investigar se as ações colaborativas propostas provocariam alterações nas concepções de linguagem dos professores participantes. Alinhada às preocupações da Linguística Aplicada, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), seguindo os pressupostos da PACC, em uma adaptação da proposta de Magalhães (2004). A partir da compreensão de que as concepções de linguagem afetam os encaminhamentos metodológicos do trabalho com a linguagem (GERALDI, 2011 [1984]), a formação ocorreu no segundo semestre de 2019, e contou, inicialmente, com a participação de 74 professores, em seis encontros distribuídos ao longo do semestre, totalizando 24 horas. A partir da análise de cartazes produzidos ao inicial e ao final da formação, verificamos que houve uma mudança significativa das concepções apresentadas pelos participantes.
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