The A CANÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NO LETRAMENTO LITEROMUSICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6588

Palavras-chave:

Canção, Gênero do discurso, Livro didático, Letramento literomusical

Resumo

A preocupação em formar indivíduos competentes e autônomos, capazes de atuar nos diferentes campos e ocupar diversas posições frente aos discursos correntes na sociedade, tem colaborado para o surgimento de pesquisas voltadas ao ensino que privilegie práticas de letramento. A partir dessas considerações, esse artigo tem como objetivo discorrer sobre o conceito de letramento junto às práticas sociais, refletindo acerca das possibilidades do letramento literomusical na escola. Para este fim, propomos a análise do corpus constituído a partir das atividades sobre o gênero discursivo canção apresentadas por uma coleção didática de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, a saber, Português: Linguagens, aprovada pelo PNLD/2017 e adotada pelas escolas da rede pública municipal de Pinheiros/ES. De modo geral, a reflexão fundamenta-se nos conceitos de letramento (SOARES, 2000 [1998]), letramentos múltiplos (ROJO, 2009), letramento literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014; 2015). Por sua vez, a análise do livro didático e das canções didatizadas apoia-se na perspectiva dialógica da linguagem (VOLOCHINOV, 2017 [1929]) e na concepção de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016 [1952-1953]). Os resultados alcançados indicam que a canção como objeto de ensino no livro didático não favorece o letramento literomusical, pois negligencia a linguagem musical e as práticas sociais que envolvem o gênero canção, limitando a canção a uma tarefa escolar tradicional.

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Biografia do Autor

Jaqueline Silva Moreto Cabral, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  Vinculada ao grupo de pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq).

Yuri Batista, Universidade de São Paulo (Usp)

Mestre em Letras: Linguagens e representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (Usp). Bolsista FAPESP e em regime de cotutela com a Université de Paris- França.  Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa DIÁLOGO-Usp.

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (Usp). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de Buenos Aires (Uba). Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Cabral, J. S. M., Batista, Y., & Piris, E. L. (2020). The A CANÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NO LETRAMENTO LITEROMUSICAL. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6588