REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6988Palavras-chave:
Rede enunciativa; Ensino do português, Tecnologia; Ponto de vista.Resumo
O presente texto tem como objetivo oferecer subsídios para o trabalho com linguagem na escola, destacando as redes enunciativas como um profícuo caminho para o desenvolvimento de projetos didáticos, voltando o olhar para o sentido na produção da linguagem pelas articulações de palavras do enunciado. A exploração do ponto de vista se dá como uma proposta a partir do enfoque às atividades com elaboração de redes, o que propicia o destaque à proposta de trabalho com a linguagem em um campo interdisciplinar. Apresentam-se sugestões de atividades por meio das formações nominais e das redes enunciativas, o que se mostra, enfim, um produtivo caminho para o professor em sua tarefa de propiciar experiências de contato com a produção de sentidos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
2. DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.
3. _______. Novas Perspectivas no ensino de gramática na escola: o estatuto do exemplo em questão. In: OLIVEIRA, S.E. e SANTOS, J.F. (orgs). Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes/CELLIP, 2006, p.43-53.
4. MINORELLI, C. T.; CHIBA, C. H. F. Convergências história: ensino fundamental. 8º ano. Livro do Professor. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
5. FERNANDES, A. C. (org.). Projeto Araribá mais história. 8º ano. Livro do Professor. São Paulo: Moderna, 2018.
6. CAMPOS, F. de; CLARO, R.; DOLHNIKOFF, M. História: escola e democracia. 8º ano. Livro do Professor. São Paulo: Moderna, 2019.
7. COTRIM, G.; RODRIGUES, J. Historiar. 8º ano. Livro do Professor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença