UMA LEITURA DE A MAÇÃ NO ESCURO, O LIVRO DE/SOBRE MARTIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7281

Palavras-chave:

A maçã no escuro, Clarice Lispector, Crime, Linguagem

Resumo

A maçã no escuro (1961) fala sobre Martim, em fuga por um crime cometido que o leitor desconhece. E que ao encontrar uma fazenda, vê a oportunidade de se esconder da polícia trabalhando para e se relacionando afetivamente com duas mulheres, Ermelinda e Vitória. No entanto, apesar da certeza do crime e da constante iminência de sua denúncia, o leitor vem tarde a ter conhecimento do que de fato ocorreu: é apenas ao fim do livro quando Vitória denuncia às autoridades que Martim é um criminoso em fuga que seu ato é revelado-confessado: o assassinato de sua esposa. No entanto, Martim é surpreendido pela notícia de que o crime não foi bem-sucedido e que sua mulher sobreviveu. A sobrevivência da suposta vítima colocaria em xeque o estatuto de crime do ato?, o esvaziaria?, e, portanto, desestabilizaria a lógica de fuga e culpa do assassino?, do assassino agora em potencial, do criminoso de um crime que não ocorreu até o fim, de um crime que portanto não haveria ocorrido? O criminoso de um crime não cometido ou, retomando o conto “O crime do professor de matemática” (1960), te matei porque eras a possibilidade constante do crime que eu nunca tinha cometido?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guido Arosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

João Camillo Penna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Doutor em Literatura Comparada pela Universidade da California, Berkeley.

Referências

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução: Rogério Bettoni. Posfácio: Vladimir Safatle. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DERRIDA, Jacques. Morada. Maurice Blanchot. Tradução: Silvina Rodrigues Lopes. Viseu: Edições Vendaval, 2004.

DOMENECK, Ricardo. Postagem em seu perfil pessoal do Instagram. 09 dez. 2017.

DURAS, Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994, pp.13-48.

LISPECTOR, Clarice. A maçã no escuro. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. O crime do professor de matemática. In: LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998, pp.118-125.

NUNES, Benedito. A maçã no escuro ou o drama da linguagem. In: NUNES, Benedito. O drama da linguagem. São Paulo: Editora Ática, 1995, pp.39-57.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Arosa, G., & Penna, J. C. (2021). UMA LEITURA DE A MAÇÃ NO ESCURO, O LIVRO DE/SOBRE MARTIM. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7281

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados